Nicho de mercado é um setor que pode ser definido por demandas ou gostos específicos. Em outros termos, um nicho tem aspectos que o diferencia do mercado geral. Sendo uma área mais exata e específica de um determinado mercado.
O nicho de mercado é, por exemplo, o setor de papel de parede de uma empresa, ou seja, um nicho do mercado de papéis no geral.
O nicho de mercado, é o que os especialistas chamam de fatia, ou seja é uma parte do mercado, uma porcentagem quase que ínfima de um setor muito maior.
Por exemplo, pode ser citado aqui o mercado financeiro, no mercado financeiros existem vários nichos. Como no mercado de papel, tem o de caderno personalizado feminino, já no mercado financeiro, há o nicho de fundos imobiliários, ações e muito mais, todos fatias.
Eles nunca são maiores que o próprio mercado, pois são uma parte de um todo, como foi visualizado antes. É importante entender que saber bem os nichos, pode salvar um negócio. É quase como alguns crachás para que essas empresas entrem em atividade.
Pode parecer exagero mas, existe no meio do marketing uma prática interessante. O nicho ele vai limitar e guiar as suas ações, quando uma empresa trabalha unicamente com algo, ela está limitando seu público-alvo, o que vai facilitar as ações de marketing no geral.
Se uma empresa é focada em camiseta personalizada dos vingadores, ela não terá mais dificuldades para segmentar seu público-alvo nas campanhas de marketing, pois, quando for pôr as campanhas no ar, essa empresa já vai ter o seu público bem definido.
Também é importante trabalhar o nicho de mercado, pois é ele que vai marcar a empresa na mente dos consumidores e consumidores. Quando certo assunto surgir e estiver relacionado a empresa, se ele foi impactado pela marca alguma vez se lembrará dela.
E, mesmo com um time de vendas grande, um produto incrível e com uma verba de marketing boa para as ações comerciais, seus recursos precisam ser gastos com eficácia para que se possa chegar ao público certo gastando o menor possível.
O negócio meio que se torna uma caixa de madeira grande no meio de um lugar bem vasto, é isso que é um nicho. O nicho deve ser definido com um certo cuidado, dado que, será uma definição única, não haverão outras vezes para definir o seu nicho.
Investir em uma fatia ou nicho de mercado vai ajudar a empresa com a redução da concorrência dentro do mercado, também ajudará a ter um foco mais objetivo além de oferecer algumas experiências mais personalizadas aos clientes.
Por isso, o nicho de mercado, tem um lugar muito especial em toda a estratégia de marketing de uma empresa. Quando uma empresa é muito genérica nos produtos, pode acabar tendo resultados ruins.
Se um negócio de estabilizador de energia industrial focar só no seu nicho, o sucesso será mais garantido, que se ele focar em vender estabilizador para todos os tipos de pessoas que aparecerem na sua vitrine de vendas. Por isso, se estabelece um nicho.
Por outro lado, se a pessoa é um empreendedor com experiência e já tem um nicho em que atua bem definido, ele precisará estar bem preparado para poder se aprimorar a qualquer instante.
Afinal, o mercado vai se transformando de modo regular, construindo novos nichos para os negócios já consolidados expandirem seus produtos. O mercado nunca é o mesmo, ele sempre está em constante mudança, principalmente quanto a compradores de um produto.
Uma empresa, quando investe bem em um time de marketing e vendas, conseguirá sempre adaptar-se a essas mudanças de mercado no decorrer do tempo e do espaço.
Conceito de Nicho de mercado
O nicho de mercado é um tipo de segmentação ou fatia do mercado. Ou seja, é a identidade de um grupo pequeno no interior de um setor, com necessidades e gostos bem específicos.
De modo geral, as questões enfrentadas por esse público ainda não possuem resoluções possíveis no mercado. Isso mostra uma chance para os empreendedores. Com os planos adotados pelo marketing, é muito simples achar e identificar esses setores do mercado.
Principalmente no digital, afinal, ele tende a auxiliar na segmentação orgânica dos públicos-alvos. Conhecer e identificar uma fatia de mercado pode ser a diferença entre o sucesso de uma empresa e o fracasso para algum produto dessa mesma empresa.
Um negócio que vende especificamente impressora de etiqueta de gôndola, achou a sua fatia de mercado e, vai investir todos os seus esforços nessa mesma fatia, para que assim a empresa consiga o sucesso tão esperado por eles.
Nada melhor que um exemplo para ilustrar melhor este conceito. Imagine uma loja que vende todos os formatos de bonecas. Existem colecionadores que adquirem determinadas bonecas por um preço alto. Isso pode ser tido como uma fatia de mercado.
Também existem artistas que buscam por certos modelos de bonecas para realizar algumas customizações. Esse é só mais um dos nichos que se pode fazer a identificação e, que uma empresa pode investir.
Pode-se ver que é simples. Logo de cara conseguiu-se pensar em dois nichos de mercado variados para uma loja que atua com a venda de bonecas. Um nicho de mercado, então, é um ramo no qual as vontades dos consumidores são muito pouco exploradas.
A pessoa pode até mesmo achar um nicho onde ainda não há nenhuma solução posta em prática para os problemas de um determinado público. E, a empresa que surgir nesse nicho vai faturar muito bem, se conseguir ajustar bem as estratégias de marketing.
Pode-se pensar como se fosse o nicho de folhetos coloridos, um nicho onde as pessoas querem que as folhas venham coloridas e com os desenhos que elas desejam. Se um negócio resolver essa dor, vai faturar muito bem com isso.
A importância dessa segmentação do mercado
O mercado de qualquer largura tem diferentes subconjuntos, ainda que nem todas as fatias de mercado valham a pena ser almejadas. Desse modo, focar em um nicho de mercado traz vantagens.
Algumas dessas vantagens são:
Redução da concorrência
Quanto mais especializados os produtos ou serviços que a empresa oferece, menor será a concorrência que vai precisar enfrentar, o que possibilita tirar vantagem de uma grande parcela de mercado e uma menor concorrência de preços.
Ter um público mais qualificado
Focar em um público mais restrito também possibilita que as empresas concentrem todos os seus esforços em atender as dores mais específicas desses clientes.
Ou seja, a empresa otimiza as forças de vendas para ganhar mais clientes, já que foca só nos clientes que atendem de forma específica ao perfil do nicho que a empresa atua.
Por exemplo, uma malharia pode fazer fardamentos para empresas em geral, ou atender só negócios de coleta de lixo, que exigem uma farda mais específica devido a função do recolhedor.
Nesse caso, fica muito mais simples focar todos os esforços em produzir o melhor produto possível para aquele determinado grupo de clientes.
Ganhar autoridade e mais destaque
Esse esforço concentrado dá a chance de tornar-se mais famoso como o especialista em um produto ou serviço específico, além de aumentar as chances de uma empresa ser indicada por seus clientes.
Deixar mais sólida uma posição de nicho no mercado, deve ajudar um negócio a expandir com muito mais confiança sua oferta para mercados novos e mais amplos.
Por exemplo, se uma empresa é conhecida por vender uniformes de coleta de resíduos de altíssima qualidade, sua marca crescerá devido aos clientes confiarem em seus produtos se sua empresa tomar a decisão de expandir e começar a vender botas de EPI.
Mais possibilidades de parceira de negócios
Quando a empresa atua em um nicho de mercado mais específico, é mais simples achar oportunidades de parcerias para aumentar seu sucesso.
Podem ser indivíduos ou empresas com certa autoridade na área, que podem acabar ajudando a crescer o alcance do negócio e completar a oferta da mesma.
Algumas segmentações de nichos de mercado
Como as pessoas já aprenderam, o nicho de mercado é uma fatia pouco ou quase não explorada de um segmento de consumo dentro do mercado. Mas, existem alguns tipos de segmentações de mercado que podem ser feitas:
- Segmentação geográfica;
- Segmentação demográfica;
- Segmentação comportamental;
- Segmentação psicográfica.
Essas são as segmentações de mercado que podem ser feitas, quando a empresa está em busca de encontrar o nicho ideal para expandir seu negócio.
Considerações finais
Agora que já se sabe o que é uma fatia de mercado, e também quais tipos de segmentações que podem ser feitas para achar o de uma empresa.
Com uma fatia de mercado bem definida, os investimentos do seu negócio devem ser direcionados para o lugar certo.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.