A gamificação se resume a aplicação de mecanismos e métodos dos jogos em outras áreas, para que assim os usuários possam aprender de forma lúdica. Nos últimos anos, as empresas e escolas têm usado esse método para treinar bem os alunos e funcionários.
Esse tipo de ferramenta, é muito mais usado em empresas, assim um negócio que trabalha com o serviço de instalação de telhados pode fazer uso para treinar os seus gestores, por exemplo. Dado que é uma maneira muito mais divertida.
A implementação da tecnologia nos processos cotidianos ajudou para o desenvolvimento de metodologias novas. Na maioria das vezes, todos esses métodos têm como objetivo estimular o desenvolvimento de habilidades e diferenciais para a vida na atualidade.
Como é sabido, a gamificação não é muito diferente. Essa técnica só é possível dado o avanço tecnológico que vem acontecendo nos últimos anos. E não são só as empresas que podem fazer uso da gamificação, até instituições de ensino tem a permissão para utilizar.
Afinal, ao fazer uso de métodos lúdicos, os professores conseguem fazer com que os alunos prestem não só atenção, mas que consigam assimilar com muito mais eficácia do que acontecia com os métodos tradicionais de ensino, que às vezes costumam falhar.
Isso é perceptível também no setor empresarial essas falhas com os métodos antigos. Para ter bons resultados, uma empresa que faz locação de caminhão munck com cesto aéreo pode investir bem nos métodos de gamificação no momento de treinar os colaboradores.
Assim, entender bem o universo dos jogos e usar alguns de seus aspectos no dia a dia pode ser um grande diferencial para os gestores, empreendedores e lideranças que querem se aproximar de time. Afinal, é algo que acaba divertindo todos os membros da empresa.
Neste artigo, vai ser mostrado a aplicação do gamification em negócios e escolas, mostrando os exemplos e um passo a passo para ajudar com a implementação dessa ideia.
É válido ressaltar que todas as empresas podem fazer uso dessa metodologia, até uma entidade que trabalha com o aluguel de máquina de limpar piso, o importante é que a empresa possa fazer um treinamento impecável, capacitando mais os seus funcionários.
Além de tudo que foi dito, estima-se que o mercado da gamificação tende a crescer. Em 2019, o setor transitou próximo de US$ 7 bilhões em todo o planeta, segundo levantamento do ReportLinker.
A mesma pesquisa aponta que, até 2024, os investimentos em processos gamificados devem movimentar cerca de US$ 40 bilhões. E a tendência é que de fato isso só cresça.
Afinal, se o negócio que vende persiana de madeira sob medida vê as vendas aumentarem, a sua tendência natural é investir mais, o mesmo acontece com a gamificação.
O que é gamificação?
A gamificação é o uso de técnicas e metodologias de jogos para engajar as pessoas na resolução de problemas e melhorar o aprendizado, estimulando ações e condutas em espaços fora do contexto de jogos.
O principal foco é crescer o engajamento e despertar a curiosidade dos usuários e, além dos problemas propostos nos jogos, na gamificação as recompensas também são elementos importantes para o sucesso.
A gamificação é, basicamente, utilizar ideias e mecanismos de jogos para fazer com que as pessoas realizem alguma ação. Por exemplo, fazer com que os vendedores de uma empresa que comercializa cortina wave trilho suisso venda mais no mês.
No EAD, educação à distância, a ideia é desenvolver uma motivação intrínseca, em que o aprendizado ocorre por meio das próprias divisões, sem a separação entre a teoria e a prática.
A função do professor é ter uma atuação similar a de um designer de jogos, procurando formas para que o aluno sempre consiga jogar mais, ficando engajado e a fim de achar novas formas de se conectar com o conhecimento e o mundo ao redor.
A gamificação é um tipo de constatação sobre como os seres humanos sentem-se chamados por jogos. Sendo eles os eletrônicos ou analógicos, a realidade é que a humanidade sempre teve um enorme engajamento para gostar e participar de jogos.
Como funciona a gamificação
A gamificação parte sempre do princípio de que as pessoas sentem-se atraídas por jogos, o que gera um grande interesse.
A partir do interesse, é possível crescer o engajamento das pessoas com a atividade e, por consequência, crescer a participação, estimular a criatividade e autonomia, estimular as discussões essenciais e solucionar problemas.
Segundo a Jane McGonigal, que é PhD e designer de jogos, todos os jogos têm quatro aspectos principais:
- Criam metas;
- Desenvolvem regras;
- Definem alguns sistemas de feedback;
- Contam com a participação ativa e voluntária.
Com essa perspectiva, os jogos utilizam esses aspectos para criar uma dinâmica de organização e estruturação de estratégias, que despertam um interesse grande nas pessoas.
Isso ocorre, pois esses recursos oferecem, para quem passa pela atividade, a sensação de conquista, de desenvolvimento e de conclusão. Assim, desenvolve-se um estímulo maior para continuar no processo para fazer missões e, de fato, passar os níveis.
Quais os elementos?
A gamificação é feita pela junção de vários elementos, totalmente inspirados nos que compõem um jogo. Eles são separados em três grandes categorias, as dinâmicas, mecânicas e as componentes.
Os elementos mais gerais e que constroem a estrutura do jogo são os que fazem parte das dinâmicas, e auxiliam a compreender na prática o que é gamificação. A seguir, vai ser mostrado alguns desses elementos:
- Emoções;
- Narrativas;
- Relacionamentos;
- Restrições;
- Progressão.
Esses são os elementos gerais, mas existem os chamados elementos dinâmicos, que estão presentes dentro dos jogos, como o nível, pontuação, ranking e alguns outros que podem ser usados no setor de educação e empresarial.
Tipos de gamificação
A lógica usada nos jogos pode ser aplicada nos mais variados locais e contextos, mas há as principais modelos de gamificação, que são:
- Gamificação em treinamento empresarial;
- Gamificação na integração;
- Gamificação no meio educacional;
- Gamificação no setor de marketing.
Esses são alguns dos tipos de gamificação, que são as mais usadas são as que foram citadas anteriormente.
Entenda por que é tão eficaz
A eficácia da gamificação se dá pela quantidade de elementos que estão presentes. Dado que em um jogo os usuários competem, superam níveis, recebem feedbacks constantes, tudo isso torna essa metodologia muito eficaz.
A criação de grupos e o sentimento de urgência aperfeiçoado nos games também é algo que estimula que se continue em uma tarefa e torna possível que as metas sejam atingidas.
Competitividade e as recompensas
A procura por competir é natural do ser humano, e grande parte das pessoas se sente muito completa de poder afirmar-se como a melhor ou mais poderosa em uma determinada atividade.
E o melhor é que dentro dos games a competitividade rende prêmios, visibilidade e itens no decorrer do jogo. Assim, uma companhia que vende relógio comparador centesimal, entende que isso aumenta a confiança dos funcionários no decorrer do treinamento.
Superação
Em pontos estratégicos dos jogos, pode-se achar o que de fato não vai poder avançar e que certa atividade pede mais competências do que as que a pessoa já tem, como algo além da imaginação.
No entanto, com esforço é totalmente possível superar os desafios e então os jogadores têm o que chamam de vitórias épicas, que vão contra todas as expectativas e, por isso, produzem ainda mais satisfação.
Os feedbacks e evolução aceleradas
Além do mais, em um jogo, os usuários obtêm feedbacks o tempo todo e, com isso, vão tentando entender o que deve ou não fazer e pode, assim, evoluir de forma rápida.
Se a corporação faz algo certo, instantaneamente tem as congratulações e recompensas, mas se faz algo errado, é criticado e perde vida, pontos, ou necessita ir para uma fase inicial.
Principais benefícios
Ao implementar programas de gamificação na empresa, vai ter influência direta no comportamento dos funcionários, de modo que eles consigam atingir todas as metas organizacionais com muito mais facilidade.
Pode-se pensar, por exemplo, as vantagens que habilidades como essas conseguem oferecer ao negócio quando a gamificação é aplicada ao espaço de trabalho.
Sendo assim, em seguida, serão destacados alguns benefícios essenciais para uma empresa de fita de polipropileno em rolo:
- Maior estímulo à criatividade;
- Crescimento da motivação e produtividade;
- Gera uma competição saudável;
- Aperfeiçoa o clima empresarial;
- Favorece mais o engajamento dos funcionários.
Todos esses benefícios são importantes, cada um deles tem aspectos que podem melhorar em uma empresa.
Como implementar passo a passo
Trazer a lógica e elementos dos jogos para o cotidiano do negócio não é só realidade das grandes multinacionais ou das startups e empresas de tecnologia. Ela pode ser adotada nos mais variados casos é só ter planejamento e auxílio profissional.
- Fazer um diagnóstico do público interno;
- Definir o propósito do jogo;
- Desenvolver metas para gamificação;
- Investir em ideias diferentes;
- Buscar um fornecedor confiável;
- Mensurar os resultados.
Esses são os passos que uma empresa que vende fita de polipropileno em rolo deve seguir, caso esteja tentando implementar a gamificação na empresa.
Considerações finais
A eficácia da gamificação já foi provada e os resultados conseguidos na aprendizagem e na motivação dos alunos e funcionários podem ser a chave para começar a criar o caminho de um ensino de qualidade, com conteúdos e metodologias que sejam estimulantes.
Por isso, uma empresa que faz revitalização de piso cerâmico deve investir em implementar a gamificação em sua empresa.
A gamificação tende a ser uma das mais usadas técnicas de estímulo ao aprendizado, por isso as empresas não podem deixar de investir nela.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.