Crossmedia digital é uma estratégia de conteúdo que ajuda a alcançar uma quantidade maior de pessoas, reconhecê-la é indispensável para melhorar a performance do negócio e torná-lo mais conhecido.
As empresas e os consumidores mudam o comportamento por conta da era da convergência. Hoje em dia, os dispositivos usados, como o celular, televisão e computador, mesmo sendo diferentes, tornaram-se um único aparelho.
É perfeitamente possível acessar a internet pelo computador, celular e televisão, da mesma forma em que é possível assistir diversos conteúdos nestes 3 dispositivos.
Sem falar no fato de que as pessoas estão acostumadas a realizar duas coisas ao mesmo tempo. Por exemplo, enquanto assiste televisão, a pessoa pode mexer no celular ou realizar alguma tarefa no computador.
Todas essas possibilidades trazem tendências que chamam a atenção dos usuários e elas são trabalhadas no meio digital, tendo em vista as possibilidades trazidas pelas plataformas on-line.
As estratégias de crossmedia se encaixam muito bem em tudo isso, mas para trabalhar com elas, é necessário entender seu conceito, benefícios, ver alguns exemplos e saber as diferenças entre ela e a transmedia.
Este artigo vai mostrar tudo isso e ainda explicar como usar o crossmedia no marketing digital e de que maneira colocá-lo em prática.
O que é crossmedia?
Crossmedia nada mais é do que uma estratégia que distribui a mesma narrativa em diferentes plataformas de mídia e ajusta a mensagem às características do canal usado, algo que envolve vários formatos como:
- Música;
- Texto;
- Vídeo;
- Aplicativos.
Supondo que uma agência de turismo queira falar sobre pacote casal para o público pode abordar o assunto em seu blog, em um vídeo no canal do YouTube, entre outras possibilidades.
Mesmo que o conteúdo trabalhado seja o mesmo, é necessário mudar a linguagem adotada em cada plataforma. Essa ação faz parte do marketing desde a década de 1990.
Por exemplo, um jogo de futebol recebe narrativas diferentes na televisão e no rádio, e mesmo que se trate da mesma partida, as características de cada mídia são respeitadas para que o espectador ou o ouvinte possa entender o que está acontecendo.
O crossmedia também é conhecido como marketing 360 e é capaz de levar o consumidor de um ponto a outro, sem perder o foco na mensagem.
Tendo em vista a maneira como as pessoas consomem conteúdos hoje em dia e o modo como mudam de canal o tempo todo, é necessário que a marca esteja presente em todos eles e que saiba se comunicar de maneira assertiva.
Benefícios do crossmedia
O crossmedia é uma prova de que existem várias maneiras de retratar o mesmo assunto e é o consumidor quem seleciona o meio pelo qual ele vai se informar.
Para uma empresa de armário de escritório planejado, isso já é motivo de sobra para investir em ações de marketing distribuídas em diferentes canais.
Fazer crossmedia é uma forma de aprimorar a consciência de marca, melhorando a maneira como o público enxerga a organização.
Além disso, também tem como benefício fazer com que os produtos e serviços permaneçam na mente das pessoas, uma vez que vão marcar presença em diferentes plataformas.
Ou seja, se o usuário acessar suas redes sociais, vai encontrar a marca presente nelas, se acessar uma página de notícias, também vai visualizar os produtos. Da mesma forma, ao entrar no YouTube, pode assistir ao canal da marca.
Exemplos de crossmedia
Para os consumidores é comum se deparar com campanhas publicitárias que utilizam o crossmedia, visto que as ações estão conectadas, fazendo com que tudo pareça homogêneo.
A mesma organização pode fazer comerciais de TV, vídeos no YouTube, propagandas em revistas, botões de propaganda em sites, mas sempre com uma mensagem clara e respeitando os formatos e elementos de cada mídia.
Para um fabricante de balança digital para açougue, é uma forma de alcançar uma quantidade maior de pessoas e transformar seu produto em uma parte importante da cultura da época.
Diferenças entre crossmedia e transmedia
Muitas pessoas costumam confundir as estratégias de crossmedia com as ações de transmedia, mas elas são diferentes. O crossmedia utiliza tipos de mídias distintas para reproduzir a mesma narrativa.
Enquanto isso, a transmedia usa diferentes plataformas e mídias para contar outros pontos de vista sobre o mesmo assunto, mas seu foco são públicos diferentes.
A transmedia está além da narrativa original e precisa que as estratégias sejam autossuficientes para promover consumo autônomo. A ação costuma ser usada no meio do entretenimento e completa buracos dentro da narrativa.
A organização consegue apresentar outras perspectivas, desenvolve personagens secundários, entre outras ações. Quando a marca cria um site com conteúdos novos, mas que falam sobre o mesmo assunto, está fazendo transmedia.
Como usar o crossmedia no marketing digital
Grandes marcas, como um fabricante de graxa lubrificante industrial, utilizam o crossmedia, mas nada impede que pequenos negócios trabalhem da mesma forma.
A primeira coisa que deve ser feita é se pensar no objetivo que a organização pretende alcançar com a estratégia. Como o propósito é aplicá-la no marketing digital, a companhia pode alcançar muitas coisas.
É possível aumentar o número de seguidores nas redes sociais, levar mais pessoas para o site para conhecer um produto específico, aumentar a fidelidade dos consumidores, entre outras.
O que realmente importa é ter um objetivo claro para criar uma boa estratégia de crossmedia. Também é muito importante envolver o público para que as pessoas queiram interagir com as postagens.
Não se precisa necessariamente de trabalhar com narrativas complexas, muito pelo contrário, uma história fácil de transmitir de uma pessoa para outra ganha muito mais o público e se torna uma ação memorável.
Além disso, um escritório de arquitetura especializado em projeto de casa na árvore precisa pensar no público que deseja impactar e de que maneira vai se comunicar com essas pessoas em diferentes canais.
Existe uma grande quantidade de possibilidades, mas o responsável pela elaboração da estratégia não precisa considerar todas elas ou tentar ocupar todos os espaços.
O jeito certo de trabalhar com crossmedia é respeitar o segmento de atuação do negócio e onde se encontra o público-alvo.
Crossmedia: como colocá-lo em prática?
Depois de entender como executar essa estratégia no marketing digital, chegou o momento de saber como colocá-lo em prática do jeito certo.
Um mesmo conteúdo pode ser publicado em diferentes canais usados pela marca, como o blog institucional, Instagram, canal no YouTube, site da empresa e por aí vai.
Mas mesmo que a organização use as principais plataformas digitais, para que o crossmedia realmente funcione, não basta apenas postar o mesmo conteúdo em diferentes mídias.
Uma empresa de conserto de tela iphone 7 precisa encontrar maneiras de estimular o público a consumir seus materiais e a interagir com as narrativas em diferentes meios.
O primeiro passo é definir o objetivo que a estratégia vai atingir, afinal só assim é possível dar continuidade no planejamento e no modo como a ação será adotada. Além do mais, definir o objetivo é crucial para escolher plataformas e mídias.
A companhia precisa levar em consideração as características de seu público-alvo e da persona que deseja impactar. É assim que vai investir nos segmentos de mídia que fazem sentido para a prática e alcançar o sucesso da iniciativa.
Outro ponto fundamental é que uma empresa de instalação de ar condicionado central apartamento precisa garantir o engajamento do consumidor e fazer com que ele se relacione com os conteúdos ao longo do período em que compra com a marca.
Existem muitos outros exemplos de crossmedia que mostram o sucesso das empresas que trabalharam com a ação. Um deles aconteceu durante o lançamento de um filme e por meio de várias formas de publicidade exibidas no mundo todo.
A produção contava com um site oficial que oferecia um convite para um jogo que aconteceria em determinadas cidades. Isso fez com que fãs do filme se reunissem nos locais e recebessem informações que os levaram para salas de cinema.
Ao chegarem lá, assistiam ao trailer do longa de maneira exclusiva. Outra ação de sucesso foi realizada por um marketplace, com o propósito de se aproximar mais do público.
A plataforma que vende diferentes tipos de produtos, como perfume cuba original feminino, criou vídeos de 30 segundos que eram transmitidos na televisão, e outros maiores na internet e em seu canal no YouTube.
Considerações finais
O crossmedia é uma estratégia que pode ser trabalhada de muitas maneiras diferentes, ajudando a marca a expandir sua mensagem e a alcançar uma quantidade maior de pessoas.
Empresas dos mais variados segmentos podem investir na ação e alcançar resultados surpreendentes. Assim, estarão em todos os canais usados pelo público e sempre presentes em suas vidas.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.