Com a tradução para acompanhamento, o follow-up de vendas é uma ação aplicada que acompanha os consumidores em potencial dos produtos ou serviços oferecidos pelo negócio, de modo que o processo de vendas possa avançar até a sua conclusão.
As formas com que isso pode ocorrer variam de empresa para empresa, contudo, sempre por meio de um canal de comunicação do qual um profissional de vendas crie um relacionamento com o cliente, o conduzindo-o até o fechamento.
Essa ação se tornou fundamental dentro do mercado para que o consumidor se sinta amparado nos momentos de indecisão de qual papel para bandeja fast food deve escolher, e dependendo do atendimento, torna-se um fator que decide a conclusão.
Outro ponto que é uma característica do follow-up são as formas de fazer com que o contato esteja de acordo com as necessidades do consumidor, algo que ajuda a fortalecer ainda mais a presença da empresa no processo de compra.
Especialmente nas que o produto ou serviço são de valores mais altos ou com uma complexidade ainda maior, somando vendas consultivas e assim, oferecendo uma negociação com o perfil do consumidor.
Caso um empreendimento decida usar o follow-up como parte das estratégias para ganhar ainda mais recursos em vendas de software para escola infantil, é fundamental que se conheça as etapas e os modos de fazer a ação.
Além dessas etapas, é necessário saber quando deve haver uma otimização da estratégia e em qual momento deve cessá-la.
Conforme a compreensão for sendo feita, as chances do follow-up dentro do empreendimento apresentar resultados satisfatórios e fazer com que a haja uma estabilidade dentro do mercado são ainda maiores.
As etapas do follow-up
Dentro da confecção de um follow-up de vendas em uma empresa de gel envelhecedor para artesanato, algumas etapas são necessárias para que a estratégia funcione.
A primeira delas é o pré-venda, período onde os representantes de vendas entram em contato com os potenciais clientes com o objetivo de qualificar leads, sendo esta etapa realizada pelos SDRs (Sales Development Representative).
Que, por sua vez, ao compreenderem quais são as necessidades e até dores do cliente, conseguem pensar em estratégias para que a empresa saiba elaborar as abordagens e ofertas com as soluções que eles esperam.
Assim, um consultor já pode demonstrar de antemão que possui uma maior empatia pelo cliente e com isso, iniciar formas de construir um bom relacionamento de uma forma mais sólida.
A segunda etapa que entra em vigor é a de tomada de decisão que vem por parte do lead, por isso, a presença constante da empresa demonstrando que está ali para ajudar na compreensão do compressor Bitzer parafuso é importante.
O ato de uma empresa sumir para que o cliente entre em contato no momento que o indivíduo desejar prejudica o resultado da venda, fazendo com que haja um desinteresse e com isso, a chance do produto ou serviço ser adquirido ser perdida para a concorrência.
Por isso, manter o cliente informado e compartilhando informações relevantes que possam ajudar nas vendas é fundamental dentro das etapas de follow-up.
Demonstrar experiência dentro do que realiza também é uma forma de fazer com que a estratégia seja bem sucedida e com isso, gerar um gatilho de incentivo ao consumidor para finalizar o procedimento.
O que leva para a etapa do pós-venda, um período muito importante também para engajar, interagir e fidelizar os clientes que realizaram o processo.
Assim como, também torna-se um modo de saber como a empresa está atuando por meio de seus feedbacks, onde o cliente irá apresentar suas opiniões e se a empresa atendeu as expectativas que havia em torno do produto ou de seus serviços.
Essa ação demonstra que o empreendimento além de vender, também valoriza a opinião dos seus consumidores, o que contribui para uma fidelização prolongada e também, uma forma de divulgação vinda de forma natural.
Portanto, as etapas quando são seguidas oferecem chances da empresa se estabilizar dentro do segmento de atuação e ainda sim, ter uma boa cartela de consumidores que não apenas fidelizam como divulgam o negócio.
Como realizar o follow-up?
Para que o follow-up tenha uma boa efetividade dentro de uma empresa de cortinas atuais, por exemplo, alguns pontos são estabelecidos para que possa ser realizado de uma boa forma, sendo eles:
- Definir o momento;
- Escolher o canal;
- Frequência de contato;
- Entregar valores;
- Estabelecer próximos planos.
A definição do momento é fundamental para que a estratégia possa ter um bom funcionamento durante todo o momento, e por isso, os primeiros passos para que o follow-up seja feito é após algum contato do cliente.
Seja e-mail, ligações ou chats por aplicativos de mensagens instantâneas, até mesmo em situações que tenha tido uma reunião, é importante definir o momento mais oportuno para a abordagem e com isso, escolher o canal que será usado para unir a empresa e o cliente.
É fundamental que a empresa compreenda que, o canal de comunicação que for estabelecido deve ser do gosto do cliente, especialmente porque deve se adequar a sua rotina.
Caso seja um cliente que trabalha como acompanhante de idoso noturno, as chances de telefonemas neste horário são ainda menores, e com essa informação, a empresa não irá atrapalhar dentro do período de trabalho.
Com isso, a frequência de contato também é melhor estabelecida e as chances do follow-up seguir sem grandes problemas é ainda maior.
A entrega de valores, por sua vez, deve vir do especialista que irá buscar formas de se comunicar do melhor modo com o cliente, buscando sempre conquistar sua confiança e ainda, achar a solução para as necessidades e os empecilhos que possui.
Com essa estratégia, é possível que o consumidor tenha maiores chances de continuar a abordagem que foi iniciada e levá-la até o final, porque há uma demonstração de preocupação da empresa em deixar tudo da melhor forma possível para o cliente.
Após a conclusão, é fundamental que a última estratégia seja o especialista elaborando os próximos passos para que haja novas interações com o mesmo cliente em outra ocasião ou novos consumidores, fazendo com que as vendas da empresa sejam positivas.
É com uma boa abordagem desde o momento que o cliente buscou por auto escola próximo a mim que o follow-up já demonstra se seguirá ou não com êxito.
Quando parar de realizar o follow-up?
Não são todos os casos que uma abordagem de vendas oferece resultados positivos, e por isso, compreender os momentos em que o follow-up deve ser parado por um tempo é fundamental para a empresa rever o que está fazendo.
O primeiro momento que o follow-up deve ser pausado é quando o cliente determina que não deseja contato, tanto por razões pessoais como por já ter sua necessidade esclarecida e sabe o que fazer com ela.
Outro momento é quando o cliente diz que não está em um momento de compras, que assim como a falta de desejo de contato, pode ser por questões pessoais ou financeiras, fazendo com que o seu procedimento seja somente uma pesquisa.
Por isso, saber o momento e não forçar o cliente demonstra que a empresa respeita suas opiniões mas que ainda sim, no momento que desejar, está ali para atender às suas necessidades.
Dicas de como melhorar o follow-up
Se o follow-up já está em exercício dentro de uma empresa, algumas ações podem contribuir para que seja melhorado e ofereça resultados ainda mais aprimorados.
Uma das formas de melhorias é usar a tecnologia como aliada, especialmente para se ter um maior controle e registro dos contatos, fazendo com que assim, as chances de acompanhar o progresso seja ainda mais regulada.
Outra forma de dica é que as formas de contato, seja mensagem ou e-mail, não demorem para serem respondidas, especialmente em um prazo antes das 48 horas para que o engajamento de todo o processo não seja perdido.
Manter o histórico de todos os contatos atualizado também é fundamental e oferece ao negócio e ao especialista, uma maior chance de saber onde o último contato parou ou então como está indo o progresso de compra.
Considerações finais
O follow-up de vendas é uma ação que a empresa oferece ao consumidor como uma forma de ajudar a compreender as necessidades que possui, e a partir de então, conseguir um produto ou serviço dentro de condições que sejam boas para ambos os lados.
É por meio desta estratégia que o empreendimento tem uma maior proximidade com seus clientes e a chance de ter boas fidelizações, especialmente porque após a estratégia, a divulgação ocorre de uma forma naturalizada com uma boa experiência.
Quando uma empresa demonstra estar disposta a atender as expectativas dos consumidores em relação a um produto ou serviço, acaba se tornando uma referência dentro do mercado.
E assim, quando um cliente busca por um pet shop perto de mim telefone, saberá exatamente com quem irá falar para ter o que almeja e desta forma, conquistar um bom espaço dentro do mercado.
Porém, é fundamental conhecer também o momento que o cliente não deseja nenhuma abordagem e com isso, demonstrar que mesmo não sendo a hora mais oportuna, a empresa ainda está ali para auxiliar quando necessitar.
Com isso, as chances do follow-up ao ser bem compreendido e posto em prática, oferece aos consumidores uma melhor forma de ter seus desejos atendidos pelo empreendimento.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.