O endomarketing é a maior prova de que, no mundo profissional, o trato com a linguagem e a comunicação não é uma coisa voltada apenas à persuasão dos clientes ou aos objetivos comerciais diretos, mas o começo de uma boa campanha começa de dentro.
Isso é o mesmo que dizer que, independente do nicho de atuação, bem como se a empresa vende cortina de vidro fachada ou alimentos em uma rede de fast food, o primeiro ouvinte a ser cativado pela instituição é aquele que integra o seu próprio grupo de colaboradores.
Dessa forma, não existe maneira mais eficaz de trazer profissionalismo, clareza e harmonia a um projeto do que encaixando as técnicas comunicativas e atrativas dentro do seio da equipe.
Tudo isso para que, dentro das instituições, até mesmo aquela pessoa que trabalha com máquina de café expresso e cappuccino profissional se sinta cativado e integrado a uma coisa que é maior do que ele, mas que, no entanto, faz parte da sua vida.
Por esta razão, e para que essa ideia possa ficar ainda mais clara, será abordado como tema deste artigo o conceito, o objetivo, o funcionamento e as razões para se trabalhar o endomarketing em uma empresa, bem como a importância dessa estratégia.
Por fim, e para que até mesmo em uma clínica que faz consulta para gatos se possa ver os resultados desse investimento, o artigo também irá apontar cinco cinco formas de trabalhar essa tática em uma companhia.
Afinal, em que consiste o endomarketing?
O endomarketing, ou marketing interno, como também é conhecido, consiste justamente no conjunto de táticas de comunicação, difusão e promoção voltadas ao público interno das instituições, que são os seus colaboradores.
Em vez de fazer o direcionamento das suas ações para os clientes, ou mesmo para os parceiros e outros públicos externos, o endomarketing possui a incumbência de promover a imagem da companhia para os próprios funcionários.
Desse modo, essa modalidade de abordagem comunicativa busca aumentar o engajamento, a lealdade e a satisfação das equipes, ainda que se trate de um setor que trabalhe com iluminação sala comercial.
Além do mais, apesar da proximidade de cada um dos conceitos, o endomarketing não significa o mesmo que comunicação interna.
A primeira palavra diz respeito a um termo bem mais amplo, e que abrange todas as iniciativas do RH e do time de marketing para a venda de uma grande agregação de valor da empresa para com os colaboradores.
Enquanto isso, o segundo termo diz respeito às táticas de comunicação para o alcance do público interno e a transmissão da mensagem da organização.
Objetivo e funcionamento do endomarketing
Da maneira mais resumida possível, é possível sintetizar dizendo que qualquer prática de endomarketing tem como meta ampliar a atração e a retenção dos colaboradores e otimizar o alinhamento e engajamento desses profissionais.
Tudo isso é feito com os objetivos estratégicos da companhia, de forma que, desde a equipe que atua com as baterias empilhadeira até o setor da limpeza se sintam, de forma única, tão ligados à companhia que seja possível se considerar praticamente em casa.
Como afirmou o criador do endomarketing, Saul F. Bekin, a facilitação e a realização de trocas, junto com a construção de uma firme lealdade no relacionamento com o público interno é o fator mais necessário para o bem-estar de uma empresa em todas as atuações.
Através disso, e com o compartilhamento dos objetivos empresariais da organização, os superiores deverão cativar e cultivar essa relação para dar harmonia e força, melhorando assim o valor de mercado como um todo.
Entretanto, essa é uma forma bem abrangente de descrever os objetivos do marketing interno, uma vez que atrair, reter, ajustar e engajar são metas que requerem muitas outras práticas ou objetivos menores para serem alcançadas.
Para citar um exemplo, ao reter um talento, é preciso possuir um clima organizacional saudável, com colaboradores bem alocados para que tudo transcorra adequadamente.
Também é preciso, portanto, possuir uma comunicação interna eficiente e transparente, de forma que seja possível oferecer bons benefícios profissionais, dispor de uma política de treinamento e desenvolvimento profissional instigante, além de vários outros fatores.
Desse modo, é possível explorar diversos objetivos bem específicos do endomarketing ao redor das diferentes companhias, de forma que cada circunstância pede uma resposta específica.
Cada empresa pode direcionar mais esforços em determinadas práticas, dependendo de cada uma das necessidades e desafios particulares que possuam.
Já no que diz respeito ao funcionamento, é preciso ter em mente que trabalhar o endomarketing dentro das empresas é, em grande parte das vezes, um desafio.
Sobretudo, esse desafio se faz grande quando as pessoas ainda acreditam que o marketing é apenas uma tática que deve ser executada de forma externa, com foco total apenas nos clientes. Mas acontece que não é bem assim.
Muitas empresas que já compreendem o real valor dos seus colaboradores conseguem criar uma comunicação bem feita e um ambiente de trabalho muito mais participativo, ainda que se trabalhe com locação de futebol de sabão.
Entretanto, para que o endomarketing seja feito da melhor forma, é imprescindível que o time de publicidade esteja aliado com o setor de RH.
Uma vez que o RH é um setor estratégico, e que está sempre em contato com os demais funcionários, fica mais fácil compreender quais são os principais desafios a serem enfrentados na jornada.
Dessa maneira, esses dois times necessitam dialogar para traçar estratégias concretas e encontrar soluções para os problemas que forem aparecendo no meio do caminho.
Por que e como trabalhar o endomarketing?
Mediante as coisas que já foram pontuadas, não é muito difícil de perceber que atuar com uma tática de endomarketing na empresa não é apenas uma questão de optar por uma otimização opcional, mas fazer um ajuste obrigatório para uma grande companhia.
Antes mesmo de se pensar em implementar um crachá com chip para o time de funcionários, os superiores precisam pensar na maneira mais eficaz de otimizar a comunicação, assegurar a harmonia e incentivar os operários a trabalhar.
Por isso, é válido listar, de forma sintética, seis aspectos que dão motivo ao uso do endomarketing em uma corporação. São eles:
- Motivação dos colaboradores;
- Potencialização da produtividade;
- Diminuição da rotatividade de funcionários;
- Fidelização dos colaboradores;
- Melhora no clima da empresa;
- Otimização da qualidade de trabalho.
Como já foi possível observar ao longo deste artigo, todos esses pontos são de fundamental importância para o bem estar de uma equipe, bem como para o bom andamento de todo e qualquer processo ambiente de trabalho.
Até porque não há sucesso em nenhuma empresa onde os colaboradores não são motivados e instigados a turbinar a sua produtividade.
Para tanto, se faz necessária a diminuição da rotatividade dos funcionários, para que isso sirva de termômetro para mostrar que a empresa está caminhando bem internamente.
Por meio disso, os empregados serão fidelizados, o clima na companhia se tornará agradável e a qualidade crescerá como consequência.
Depois que isso foi definido, também é interessante ter em mente as formas de se otimizar a prática do endomarketing. São mais cinco critérios que podem ser citados, de forma que, para alcançar o êxito, a companhia precisará estar sempre:
- Melhorando a comunicação interna;
- Realizando palestras e eventos motivacionais;
- Promovendo iniciativas de integração;
- Fazendo pesquisas de satisfação internas;
- Oferecendo benefícios para os colaboradores.
Até mesmo um refrigerador tipo industrial que é comercializado por comissão pelos vendedores de uma empresa pode ter a sua taxa de saída aumentada, tão somente pela implementação de uma tática que otimize a relação dos subordinados.
Assim, será viável transformar qualquer negócio em uma referência em sua área, uma vez que a empresa estará investindo nesse processo de dentro para fora.
Importância do endomarketing
As práticas de endomarketing têm grande valor, uma vez que estão intimamente ligadas ao engajamento dos funcionários. E não é errado afirmar que tudo isso começa, tal como ocorre com os clientes, com o engajamento e a retenção.
Quando o empregado se sente valorizado e engajado no trabalho, as chances de que ele deseje sair e procurar outra oportunidade tendem a cair bastante.
Isso ocasiona um impacto direto e positivo para os gastos da companhia, que não terá custos contratando novos funcionários, nem mesmo com o pagamento de verbas trabalhistas.
Além disso, o endomarketing nas empresas é fundamental para a atração de talentos, ao fortalecer a instituição como uma companhia empregadora.
Por meio de táticas de comunicação e de engajamento, torna-se possível potencializar o sentimento de pertencimento à instituição e transformar os empregados em disseminadores dos valores e comportamentos do lugar onde trabalham.
Considerações finais
Não se pode fazer nada em uma empresa sem organização e planejamento, de forma que a comunicação interna não é algo que foge a essa regra.
Através do endomarketing, torna-se possível, por parte das empresas, fazer com os colaboradores a mesma coisa que faz com os seus clientes, provando, desse modo, o poder que a sua marca possui.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.