A criação de sites é fundamental para que a sua empresa ganhe mais visibilidade na internet e receba, por consequência, um número maior de clientes.
O site funciona como uma vitrine para o seu negócio, agrupando todas as informações básicas para o seu público-alvo. Além de aumentar a sua visibilidade da marca, ele também descomplica o atendimento ao consumidor.
Por exemplo, uma empresa de serviços de segurança privada precisa construir um site para que os clientes possam ter todas as informações da empresa. Principalmente, por causa do ramo da empresa, que é o de segurança. As pessoas querem algo de confiança.
O mundo de negócios, hoje, não funciona para empresas que não se adaptaram à vida online. Há muitas companhias com dificuldades sérias. Até um negócio do ramo de rastreadores de moto exige a criação de um site para as operações da entidade.
Na maioria das vezes, os próprios clientes querem saber como funciona a empresa, se através dos site o cliente consegue rastrear a própria moto, se eles conseguem entrar em contato com os técnicos através do site, e muito mais coisas.
Então, se você está se questionando se a sua marca precisa ter um site, saiba que não precisa, ela deve ter um. Não ter um site vai diminuir suas chances de alavancar as vendas do negócio e reduzir o impacto da empresa num universo de bilhões de pessoas.
E fala-se aqui de qualquer ramo de negócios, até de uma fabricadora de portões eletrônicos, pois ela deve ter um site focado na apresentação de trabalhos e que tenha um menu para fazer pedido de portões. Isso vai alavancar as vendas do negócio.
A importância da criação de sites
Essa é uma das características que mais chama atenção em um negócio, seja ele pequeno, ou grande. E pode-se até achar que, atualmente, todo mundo sabe o quanto isso é fundamental para as empresas, mas, infelizmente, isso não é a realidade.
As empresas, no geral, precisam criar um site, visto que é uma coisa básica hoje em dia porque até uma empresa de serviços de vigilante precisa criar uma plataforma digital.
Há muito que conscientizar sobre essa necessidade para o crescimento dos negócios, pois qualquer empresa que não tem um site profissional está jogando fora uma das mais importantes e poderosas ferramentas de marketing disponíveis no mercado.
A internet já é, sem dúvidas, parte da vida das pessoas. Além do desktop, o ambiente virtual está nas mãos dos potenciais clientes por meio dos smartphones, cada vez mais avançados tecnologicamente.
Assim, esses consumidores procuram por negócios, serviços, produtos e experiências, ou seja, buscam por tudo na internet e estão acostumados a solucionarem seus problemas por meio dela.
Uma corporação que ainda não está no digital perde muito espaço para os concorrentes que já conquistaram o seu espaço na internet. A empresa não precisa de permissão, como seria preciso alguns licenciamentos ambientais para a construção de um local físico.
Então, o negócio que não investe em um site é visto pelas pessoas como algo ultrapassado, e pouco acessível aos futuros clientes, dado que ele não tem uma forma rápida de se comunicar com as pessoas, o que pode prejudicar sua credibilidade.
Com um site, é possível ter uma presença online e construir um trabalho de marketing digital que permita alcançar resultados expressivos, atraindo consumidores, criando relacionamentos, desenvolvendo experiências positivas e produzindo mais conversões.
A título de exemplo, uma empresa de limpeza de estofado, ao investir na criação de um site, aumentaria muito o número de clientes querendo o serviço de limpeza, pois a presença digital importa muito para os consumidores.
E, além disso, o site destrói as barreiras da localização geográfica. Dependendo da sua categoria de produto ou prestação de serviço, sua atuação não ficará mais presa aos consumidores que estão próximos à sua empresa.
Com um site e uma ótima estratégia de marketing digital, é totalmente possível atrair novos clientes. Afinal, dentro do marketing digital há uma gama variada de estratégias, métodos e ações, além de que é possível contar com o auxílio de profissionais ou agências.
A razão central para ter um site é que os consumidores são mais susceptíveis de achar uma empresa que tem uma presença na internet. Uma marca de controles de acesso, é mais facilmente encontrada se tiver uma presença online já estabelecida.
Hoje, a maioria das pessoas procura produtos e serviços online antes de fazer uma compra, e caso certo negócio não tenha um site, está perdendo todo esse potencial de vendas.
Mesmo que os clientes não adquiram o seu produto na internet, eles vão ao menos pesquisá-lo online para depois irem até o seu local localizado fisicamente, ou, quem sabe, comprar futuramente no virtual. Esses são alguns motivos para a empresa ter um site:
- Pode ser visto a qualquer hora;
- Mais confiança para o seu negócio;
- Auxilia no aumento das suas vendas;
- É um ótimo investimento.
Agora que foi totalmente destrinchada a relevância da criação de um site para a sua empresa, a marca deve buscar o mais rápido que puder fazer esse tipo de investimento, pois sabe-se que o crescimento das vendas é extremamente provável.
Vantagens da criação de sites
Todos os empreendimentos que prezam pela criação de um site, sentem os efeitos positivos dessa ação. É como uma empresa que promete as primeiras habilitações de motorista, ela pode construir um site onde os clientes possam solicitar para fazer as aulas e os testes.
Assim, as pessoas não precisarão ir fisicamente à sede da entidade. Esse é apenas um dos benefícios, pois há muitos outros que vão ser apresentados a seguir:
1. Fácil localização
De nada adianta ter os melhores produtos e serviços, oferecer o melhor atendimento, mas não ser achado por seu público. Uma das vantagens de ter um site profissional para a sua empresa é justamente ser localizado com mais facilidade na web.
Aliás, desse modo, sua empresa pode ser encontrada de qualquer lugar do mundo, a qualquer momento. Essa disponibilidade dá ainda mais autonomia para o usuário se informar sobre o produto que o negócio oferece e acabar fechando com ele.
No entanto, é fundamental que a página seja otimizada para os buscadores, como o Google. Isso vai facilitar ainda mais a procura. Caso contrário, o cliente vai buscar por outra empresa que ofereça as mesmas soluções, porém é muito mais acessível.
2. Maior credibilidade e poder para a marca
Com um site, a corporação passa uma imagem muito mais profissional para os clientes. Além disso, se torna um meio alternativo de relacionamento, fornecendo dados relevantes para seu público-alvo.
Uma página online também é uma boa ferramenta para promover seu produto e construir uma autoridade no segmento em que atua. A empresa pode fazer isso por meio do marketing de conteúdos.
3. É mais barato para atrair clientes
Essa é outra das vantagens de ter um site bem feito e otimizado. O custo para chamar a atenção de clientes é bem mais reduzido do que seria se a empresa investisse em outras mídias.
Trabalhar uma estratégia de marketing de conteúdo e oferecer as melhores experiências para os visitantes, vai fazer com que seja muito fácil achar os clientes e fechar negócio com eles.
Assim, os consumidores começam a conhecer sua marca e a saber que ela tem credibilidade no que faz.
Além disso, o negócio não fica mais preso apenas ao ambiente físico. Um benefício de ter um site é fazer com que qualquer pessoa no mundo tenha a possibilidade de localizar a sua marca na internet.
4. Aumenta o alcance da marca
Com toda certeza, um site otimizado e funcional, que possibilite a melhor experiência para o cliente, atrai muito mais visitantes. Ele faz com que o alcance da sua marca vá ainda mais distante do esperado.
Com isso, sua audiência passa a ser mais global, e não apenas local, como a limitação de uma loja física, agora não vai haver limitações de alcance.
Passo a passo para criar um site
Criar sites não é uma atividade difícil, mas precisa de uma boa dose de organização. Se a sua empresa quer criar um site e tem dúvidas sobre como iniciar, veja os passos:
- Definir um objetivo para que servirá esse site;
- Escolha um domínio e registre ele;
- Contrate um programador para fazer o site;
- Faça um monitoramento do site.
Esses são os passos que devem ser seguidos para a criação da página de uma determinada empresa. Sempre tenha muito cuidado, defina bem seus objetivos e metas para que possa ser passado tudo para o programador que construirá o site do zero.
Existem diferentes fases que envolvem o processo de criação de uma página online. Depois de criá-la, é muito importante ter cuidado com a otimização dele. Por isso, algumas dicas são importantes:
- Construa sites rápidos e leves;
- Separe os conteúdos em menus e pequenos menus;
- Adote um visual harmônico para o design do site;
- Pense na jornada do cliente.
A otimização é importantíssima se o objetivo é ficar no topo dos buscadores mais famosos, pois, para subir no ranking, o site precisa ser muito bem feito, rápido e bem atualizado.
Considerações finais
Como foi possível compreender, construir um site de sucesso nos dias de hoje é exigência mínima para qualquer negócio, independentemente do nicho que essa empresa atue. Um bom site fará com que ele tenha maior reconhecimento por parte dos consumidores.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.