Cálculo de ROI é uma tarefa muito importante para que os negócios saibam qual é a relação entre o investimento que está fazendo e o dinheiro que está recebendo com isso.
ROI é uma sigla para Return Over Investiment, que em português significa “retorno sobre os investimentos”, um cálculo muito importante para validar os investimentos em marketing.
A única maneira de escolher corretamente de que maneira vai investir é compreendendo as estratégias que trazem resultados e que aproximam a marca de seus propósitos.
Mas, hoje em dia, existem muitas táticas de aquisição e fidelização, e quem não tem muita experiência com o assunto não sabe o que funciona melhor para a organização. Para responder a essa pergunta, a melhor coisa é calcular o ROI.
Entretanto, esse cálculo precisa ser feito de maneira precisa e quanto se trata de marketing digital, é totalmente possível fazer isso. Mas, quem não conhece muito bem sobre o assunto pode ter muitas dúvidas, mas vamos esclarecê-las ao longo deste conteúdo.
Você vai entender o que é cálculo de ROI, para que ele serve, como calcular, sua importância e de que maneira as organizações podem avaliar os resultados obtidos.
O que é e para que serve o cálculo de ROI?
Como falamos, ROI é uma sigla para Return Over Investment, que em português significa retorno sobre investimento. Trata-se de um indicador que ajuda a compreender o quanto uma empresa ganha ou perde com seus investimentos.
Pode ser usado para tudo o que é feito com foco em lucros futuros, como no caso de estratégias como:
- Campanhas de marketing;
- Treinamentos de vendas;
- Aquisição de ferramentas de gestão;
- Estratégias de retenção.
Com isso, uma marca de sorvetes trufados saberá quais investimentos valem a pena e como otimizar os que funcionam para ter um desempenho ainda melhor.
Dentro do marketing digital, esse cálculo pode ser usado para diferentes estratégias, como marketing de conteúdo, e-mail marketing, mídias sociais, campanhas no Google, blog corporativo e SEO (Search Engine Optimization).
Como calcular o ROI
A maneira mais simples de calcular o retorno sobre os investimentos é utilizando a seguinte fórmula: ROI = RECEITA / CUSTO X 100.
Ela pode ser usada para analisar o negócio como um todo, um aspecto específico ou então avaliar um projeto ou área de maneira individual.
Isso ajuda a identificar erros e problemas que podem afetar diferentes partes do negócio, sem falar que o resultado final sempre aparece em porcentagem, o que ajuda a comparar o ROI de diferentes estratégias.
Uma empresa de móveis para quartos planejados pode usar diversas calculadoras disponíveis na internet e que ajudam a estimar melhor o retorno sobre os investimentos.
Mas, para interpretar melhor o resultado, é muito importante compreender o conceito de receita e custos. A receita nada mais é do que aquilo que a empresa arrecadou por meio de suas vendas.
Quando ela está calculando o retorno sobre os investimentos de uma área ou campanha, é necessário usar apenas o valor levantado dentro do segmento que está sendo avaliado.
Por exemplo, para calcular o retorno sobre os investimentos de uma plataforma e-commerce, o valor da receita precisa representar as vendas do canal e não os produtos vendidos na loja toda.
Os custos, por sua vez, são as despesas que viabilizam o investimento. Em outras palavras, é o valor pago pela organização por suas estratégias digitais, como no caso dos anúncios no Google.
Importância de calcular o ROI
É necessário saber calcular o retorno sobre os investimentos e agir com base nos resultados obtidos, pois isso vai trazer diversas vantagens para o negócio, como:
Aumento dos lucros
Uma empresa que sabe usar o dinheiro disponível da melhor forma, por meio de métodos eficientes, naturalmente vai conseguir aumentar seus lucros.
Ela também terá mais tempo e recursos para investir em suas campanhas que funcionam, além de otimizá-las ao longo do tempo.
Melhora da equipe
Todo profissional gosta de trabalhar em uma empresa que possui um bom desempenho, como no caso de um fabricante de máquinas de bordar profissional, que cria projetos que funcionam bem e que consegue alcançar os objetivos.
Calcular o retorno sobre os investimentos fomenta esse tipo de ambiente e faz com que a equipe se torne mais motivada. Isso acontece porque os profissionais não têm dúvidas em relação ao sucesso daquilo que estão fazendo.
Corta gastos desnecessários
Saber qual é o retorno sobre os investimentos e agir com base nas informações encontradas traz mais segurança para as tomadas de decisões.
Como resultado, fica mais fácil saber quais investimentos vale a pena manter e quais são as estratégias que a organização deve abandonar.
Os resultados vão te ajudar a cortar os gastos desnecessários, que nada mais são do que investimentos que não produzem lucro, podendo ser eliminados aos poucos.
Resultados duradouros
Assim como uma empresa de reforma de poltronas estofadas consegue cortar gastos desnecessários, também vai fazer com que seus resultados sejam mais duradouros.
Para nenhuma companhia faz sentido ter um grande crescimento durante alguns meses e depois voltar a desperdiçar tempo e dinheiro com investimentos mal feitos.
Mas, ao acompanhar o retorno sobre os investimentos, começa a trabalhar de maneira contínua, trazendo mais consistência para os resultados obtidos.
Isso vai acontecer independentemente do tempo, tendo em vista que o hábito de fazer esse cálculo sempre estará voltado para a durabilidade dos resultados.
Tudo o que você precisa fazer é manter o ciclo de acompanhamento e agir rapidamente para corrigir possíveis problemas.
Fortalece a cultura da empresa
Por fim, calcular o ROI também é uma forma de fortalecer a cultura da empresa, pois isso ajuda a ter um olhar analítico sobre o trabalho realizado e manter o foco nos resultados, indo além das realizações pessoais.
Dentro de uma confecção de camisetas listradas rosa, também é uma forma de ser imparcial nas tomadas de decisões e entender o que realmente funciona para a corporação.
Em linhas gerais, vale muito a pena ter os valores deste cálculo como parte da cultura organizacional, tornando o negócio muito mais assertivo em seus investimentos.
Como avaliar os resultados do cálculo
Para entender um pouco mais essa métrica, é necessário saber interpretar os resultados obtidos. Podemos usar como exemplo uma plataforma e-commerce que recebeu um valor x em vendas de sua loja virtual.
Mas, para que seu site funcione, ela também precisa investir uma certa quantia, neste caso, o cálculo para este e-commerce seria:
ROI = RECEITA-CUSTO / CUSTO X 100
Ela também pode calcular o valor investido na contratação de uma empresa de transporte de mercadorias para entregar seus produtos, assim como pode avaliar os lucros obtidos em sua loja física, caso tenha.
O que você precisa ter em mente é que o resultado final pode variar consideravelmente e tudo depende da ação realizada, da execução do que foi planejado, da qualidade desse planejamento, entre outras informações.
Quando você estiver com o resultado em mãos, procure analisar o que foi feito ou o que deixou de fazer e que possa ter influenciado nesse resultado.
Veja se existe alguma relação entre os investimentos de alto retorno e o que as ações que trouxeram bons resultados possuem que pode ser aplicado em outras estratégias.
Uma oficina de manutenção automotivas também pode ver se suas campanhas possuem um retorno semelhante aos de seus concorrentes ou se o ROI obtido está acima das companhias que atuam no mesmo segmento.
O resultado, de fato, pode ser tanto positivo quanto negativo, e quando isso acontece, a empresa pode estar perdendo um dinheiro que poderia ser melhor utilizado com outras práticas.
Mesmo que você não tenha uma boa notícia ao calcular o retorno sobre os investimentos do seu negócio, a organização pode investigar melhor o problema e trabalhar em cima das mudanças necessárias.
Assim como uma especializada em rastreamentos por GPS, lembre-se de alguns aspectos importantes ao fazer esse cálculo. Por exemplo, o ROI não considera a duração do investimento.
Também não considera as flutuações de valor que ocorrem por conta da inflação, não considera períodos de sazonalidade e seu resultado pode ser manipulado.
Por fim, esqueça métrica de vaidade, procure se adaptar rapidamente e faça as mudanças necessárias e continue atento a tudo o que acontece em seu mercado de atuação.
Considerações finais
Calcular o ROI é fundamental para fazer valer a pena os valores que sua organização aplica em estratégias de marketing, vendas e em vários outros setores.
Neste artigo, você entendeu um pouco mais sobre esse conceito, como trabalhá-lo e quais são os benefícios de compreender a maneira como a sua marca investe em vários sentidos.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.