Omnichannel é um conceito que está sendo cada vez mais introduzido dentro das empresas, para que elas possam se relacionar com os seus clientes e lhes oferecer uma boa experiência.
Com as mudanças no mercado, que se refletem muitas vezes no perfil do consumidor, as chances de um cliente passar por vários canais de venda são ainda maiores. E isso com a tecnologia sendo uma aliada e oferecendo diferentes meios para as compras, como:
- Redes sociais;
- Aplicativos;
- Lojas virtuais;
- E-mail.
Em alguns casos, o omnichannel também está presente em loja de doces artesanais física, alinhadas com o que é oferecido na internet, o que acaba aumentando ainda mais as chances de ocorrer uma fidelização, por exemplo.
Essa experiência, em mais de um canal, alinhada à boas táticas, oferece a chance de um desenvolvimento perfeito e uma maior durabilidade da relação entre cliente e comércio, fazendo com que até mesmo a divulgação para amigos e familiares venha naturalmente.
Caso um empreendimento deseje usar o omnichannel como uma forma de estabelecer contato ainda mais aprofundado com o cliente, é fundamental se conhecer as características e os motivos pelos quais se deve investir na técnica.
Do mesmo modo que os benefícios que serão gerados e os desafios que se resultam conforme sua implementação é realizada dentro do empreendimento, vê-se, também, a chance de uma maior estabilidade, dentro do mercado, em relação às concorrentes.
Características do Omnichannel
Um empreendimento que trabalha com freezer industrial horizontal que deseja usar o omnichannel como parte de suas ações no mercado deve conhecer as principais características dele, sendo estas:
- Foco no cliente;
- Jornada de compra do consumidor;
- Métricas;
- KPIs;
- Integração de serviços;
- Inteligência de marketing.
Toda estratégia assim como as características em torno do omnichannel é voltada ao cliente.
Como uma forma de conhecimento ainda mais aprofundada, o omnichannel contribui para que o negócio conheça mais sobre as necessidades e ajude-o na sua jornada de compra.
Esta que, por sua vez, por intermédio do funil de vendas, faz com que as chances de uma experiência mais personalizada sejam elaboradas.
Além, também, de fazer com que estes canais diversos conectados a elas cresçam consideravelmente, o que é algo positivo ao negócio.
Isso é perceptível especialmente em métricas e KPIs (Key Performance Indicator) ou Indicador-chave de Performance, dados que contribuem para a empresa saber como está sendo o seu desenvolvimento em torno de suas ações e até seus produtos.
Essa satisfação que o cliente apresenta em um canal acaba sendo refletido em outros, especialmente quando se trata de omnichannel, e, com essas informações, a integração dos serviços também é realizada mais facilmente.
Com o cruzamento de informações, as chances do empreendimento atender às necessidades e estar alinhado com o desejado se torna ainda maior, sobretudo com o uso de ferramentas como inteligência de marketing que auxiliam essa ação.
O omnichannel ajuda, por exemplo, uma empresa de bateria acdelco 60a a moldar suas ações de uma melhor forma, para que ela agregue ainda mais valor ao desejado no mercado.
Omnichannel: por que investir nele?
Com as mudanças acontecendo dentro do mercado rapidamente, os consumidores buscam por experiências de compras cada vez mais aprimoradas, principalmente usando a tecnologia como uma parte do procedimento.
O investimento dentro dessa técnica contribui para que haja uma maior integração dos canais de venda da empresa, sendo não apenas uma forma de vender mais, mas também alinhar estoque e conhecer o perfil dos consumidores.
Isso acaba fazendo com que, em meio às mudanças que ocorrem constantemente, a empresa possa se preparar do melhor modo para atender aos desejos que os clientes possuem e, também, se estabelecer ainda mais.
Os benefícios do Omnichannel
Dentro da técnica do omnichannel, alguns benefícios podem ser encontrados, e que proporcionam bons resultados tanto para o empreendimento como para os clientes.
Uma das principais vantagens são as melhorias na experiência, para que haja uma fidelização dos consumidores. Isso ocorre porque há múltiplos canais nos quais se pode ter acesso para agendar uma cirurgia em olho de cachorro.
Isso acontece tanto por aparelhos mobile como computadores, devido à facilidade e aos vários canais nos quais a empresa pode se encontrar, chegando até mesmo a se adaptar com a rotina do seu público-alvo.
Esses benefícios fazem com que se tenha uma boa experiência dentro do primeiro contato do cliente com a empresa, sendo um facilitador para a vida do consumidor em comparação a outros negócios que não usam o omnichannel como estratégia.
Outro ponto vantajoso que o omnichannel oferece aos negócios é o crescimento da consciência da marca, alinhando-a com mais de um canal.
Ou, ainda, até mesmo a sua capacidade de alinhamento a várias estratégias, para que o negócio continue prosperando.
Desse modo, as chances da empresa se fazer presente e crescer no mercado se vê em bons percentuais, que oferecem uma maior vantagem em relação aos outros negócios que também atuam dentro da mesma segmentação.
Como implementar o Omnichannel em uma empresa?
Com a necessidade cada vez maior de modernizar-se diante das mudanças do mercado, o omnichannel em um empreendimento de banho e tosa pequeno pode ser realizado aos poucos e aprimorado ao longo do tempo.
Quanto mais o negócio conhece o perfil de público-alvo, mais o omnichannel passa a ser passível de ser configurado de um melhor modo, portanto este é um dos primeiros passos da implantação da técnica.
Assim, com as informações, e até mesmo com as opiniões dos consumidores, a empresa sabe onde criar o canal e como moldá-lo de uma forma que lhe agregue valor, além de atrair outros consumidores que estão dentro do perfil estipulado.
Posteriormente, a implantação deve ser feita com uma integração de canais da empresa tanto on-line como offline, como as vendas que ocorrem em lojas físicas, proporcionando uma experiência ainda mais apurada para o consumidor.
Por isso, o investimento em tecnologia é essencial para que o perfil adequado dos clientes e as suas necessidades ou desejos possam ser atendidos enquanto usam os canais na realização das compras ou de atendimento ao consumidor.
Isso é uma ação que também se enquadra dentro da técnica, porque quanto maior for o contato com o cliente, independentemente se é vendas ou apenas um atendimento para dúvidas de topografia de córnea computadorizada, melhores são os resultados.
Durante a implantação do omnichannel, é essencial que um acompanhamento de como está sendo o seu funcionamento e até mesmo testes sejam feitos para que, assim, o empreendimento continue tendo seus pontos positivos em relação ao mercado.
Especialmente quando se há mais de um canal, para que o alinhamento da empresa se mantenha atualizado e não estrague a experiência que o consumidor terá em um momento de compras ou de tentativa de entrar em contato com a empresa.
Seguir exemplos de como empreendimentos que usam os aplicativos ou sites dentro da loja para agregar ainda mais valores ou oferecer descontos que são retirados em lojas físicas, ou até mesmo virtuais, são formas de exercer o omnichannel de um bom modo.
Os desafios em torno do omnichannel
Para que uma empresa tenha bons resultados usando o omnichannel, alguns desafios acabam sendo constantes durante a ação, e um deles é a necessidade de um investimento em tecnologia.
O que para negócios que estão começando a se estabilizar dentro do mercado pode gerar um gasto na receita da instituição, até mesmo para ter uma boa manutenção que ofereça o que é desejado ao negócio em alinhamento e balanceamento com as metas.
Outro desafio que pode ser constante é acompanhar o fluxo de dados e de clientes presentes dentro desses canais. Por isso, equipes de marketing e de atendimento ao cliente para cuidar deste departamento da empresa transformam-se em boas opções.
Considerações finais
O omnichannel é um modelo de atendimento que proporciona uma maior integração com os canais aos quais o consumidor tem acesso, sendo até mesmo uma forma de fazer com que a realização de compras e a experiência do cliente sejam aprimoradas.
Com total foco no cliente e nas melhorias, para que a conquista do cliente ocorra sem grandes problemas, o omnichannel em uma empresa de crachá de identificação funcional, por exemplo, ajuda as suas vendas e as formas de atender ao cliente.
Isso gera dados que são arquivados, que proporcionam uma melhor elaboração das futuras estratégias do empreendimento, fazendo com que a sua presença dentro do mercado e notoriedade passem a ser ainda maiores.
Por isso, conhecer como é o perfil do público e seus hábitos ajuda a construir canais ainda mais valiosos e que ofereçam os resultados desejados pelo negócio, para crescer dentro do mercado de um modo estável.
Com um bom investimento em tecnologia e o acompanhamento da performance do cliente dentro dos seus pontos digitais, o omnichannel oferece para a empresa maior estabilidade para lidar com demandas do mercado e novas atualizações.
Assim, a divulgação para amigos e familiares que têm os mesmos desejos de compra, do mesmo modo que a fidelização após o processo, são mais fáceis de ocorrerem e, com isso, a presença de mercado da empresa é reforçada e assegurada.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.