Um dos maiores objetivos de uma empresa é fazer com que o posicionamento de marca ocupe um lugar especial no coração dos consumidores, e lutar por esse espaço no mercado é uma tarefa que exige bastante empenho e estratégias assertivas.
Na realidade, não basta apenas entender como o consumidor enxerga uma determinada marca, mas também se colocar no lugar do cliente para que a empresa consiga identificar a forma como ela (a marca) poderia ser vista.
Via de regra, o posicionamento é indicado por meio de uma frase colada em um anúncio feito, por exemplo, por uma empresa especializada em construção de piscina, no qual o leitor encontra uma indicação como: “A mão de obra mais barata”.
De alguma forma, isso significa que essa empresa conseguiu se colocar em um patamar de qualidade muito significativo ao oferecer o serviço. Isso significa também que ela se tornou referência na construção de piscinas, e que a marca circula entre os consumidores.
Mas, afinal, o que é posicionamento de marca?
Posicionar uma marca nada mais é do que conservá-la na memória das pessoas para que ela seja lembrada no momento em que o usuário intenciona comprar algum produto. Para isso, ele sai em busca daquela que é mais procurada no mercado.
Por exemplo: a marca de aparelhos utilizados no monitoramento de segurança de bens de uma empresa influencia bastante na escolha quando ela trabalha com serviços de portaria vigilante patrimonial. Os instrumentos devem ser os melhores.
Isso porque, quanto mais qualificados forem esses aparelhos, mais a empresa vai realizar as vistorias com excelência, pois eles permitem que esse tipo de serviço seja ofertado da melhor forma possível.
Entretanto, antes de definir o posicionamento de uma marca, é necessário identificar alguns requisitos, mostrados por meio destas perguntas:
- A quem se destina o produto?
- Que soluções o produto oferece?
- O produto satisfaz as necessidades do cliente?
- Como o produto tem sido avaliado pelos usuários?
- Que razões levam o consumidor a escolher esse produto?
Esses questionamentos podem ser respondidos por meio de uma profunda pesquisa por parte da empresa ou, ainda, por exemplo, por meio das redes sociais, como também por meio do feedback dos clientes por e-mail quando o produto lhes é oferecido.
Então, para que o posicionamento de uma marca seja definido, é necessário conhecer quem são os clientes, quais razões o levam a escolher um alinhador automotivo 3d de uma determinada empresa e se, na verdade, ficaram satisfeitos nessa escolha.
De entre todas as razões que levam o consumidor a escolher uma determinada marca, existem duas muito importantes: se ela consegue resolver um problema do consumidor e se ele se sente satisfeito de comprá-la.
Essas duas vertentes são importantes para definir um posicionamento, porque, sem elas, fica difícil a empresa ofertar um produto ou serviço, receber um retorno positivo e, em caso negativo, ir em busca de soluções para corrigir o processo.
A importância de posicionar uma marca
Uma marca bem posicionada no mercado e que reúne pontos positivos aos olhos do consumidor, seja pela satisfação ao utilizá-la ou pela qualidade que ela oferece, abre portas para novas vendas e ainda garante competitividade diante da concorrência.
Não importa qual segmento em que um negócio atua, o importante é que a empresa consiga encontrar caminhos para posicionar uma marca de forma efetiva na mente das pessoas para que ela seja sempre lembrada, mesmo que passem anos.
O posicionamento de uma marca é tão importante que, dependendo da forma como uma empresa de portaria virtual trabalha com ela, por meio de estratégias de marketing bem elaboradas, a marca cresce e se fortalece no mercado.
A percepção do cliente a respeito de uma determinada marca também está diretamente ligada aos valores da própria empresa, pois eles devem representá-la, e isso pode ser alcançado por meio de propagandas ou campanhas.
Como definir o posicionamento de uma marca?
Para elaborar o posicionamento de marca é necessário aplicar métodos para que a imagem seja fortalecida, seja no aspecto da qualidade ou nas soluções oferecidas. Essa estruturação segue algumas dicas que toda empresa deve se atentar:
- Identificar os reais valores da empresa;
- Reconhecer quem são os consumidores;
- Valorizar os diferenciais oferecidos;
- Definir a linguagem que represente a marca;
- Realizar uma pesquisa de mercado e concorrência;
- Definir o core business do mercado;
- Criar um mapa de posicionamento;
- Atentar-se ao comportamento do consumidor;
- Fortalecer a marca com estratégias de marketing e branding.
Portanto, definir um posicionamento é fazer com que uma marca ocupe uma posição de liderança por meio das diferenças que a empresa pode oferecer ao público-alvo. Isso, claro, a fim de que ela seja valorizada.
As dicas citadas acima são formas de estabelecer estratégias quanto ao posicionamento, devendo a empresa de aluguel de brinquedo inflável mapear esse segmento para conseguir atender ao público. É preciso lembrar de que os diferenciais são importantes.
Para melhorar o posicionamento de uma marca, é necessário que a empresa planeje e invista na cultura organizacional e que construa a presença digital (fundamental nos últimos tempos) para gerar autoridade sobre ela.
Principais vantagens do posicionamento de marca
Entre as vantagens oferecidas pelo bom posicionamento para a marca, destacam-se as principais:
- Aumento da competitividade;
- Direcionamento de estratégias;
- Comunicação dos valores que a marca oferece;
- Fidelização de clientes.
Um posicionamento definido faz com que a empresa reforce o poder de competitividade de modo a conseguir combater a concorrência e atrair, por conseguinte, muito mais clientes, pois a marca se torna uma referência no mercado.
No caso de uma clínica dermatologista salgueiro, na parte financeira, quando é realizado um posicionamento da marca dos produtos utilizados, ela garante muito mais vendas, pois são extremamente indicados por outras pessoas, por exemplo.
Para tais vendas, investir em marketing de conteúdo, em publicidade, redes sociais e canais de promoções são ações ideais para fortalecê-las e aumentar a receita financeira interna.
O posicionamento também se refere aos valores que a marca transmite para o público-alvo, pois com eles o consumidor passa a ser, mais a frente, um cliente fiel, comprando produtos ou serviços assiduamente, representando-a de forma gratuita.
E como outro benefício, o posicionamento de uma marca gera a fidelização de clientes, pois ela transmite confiança ao consumidor, de modo que isso acarreta compras mais seguras à empresa e ao próprio cliente.
Posicionar uma marca faz com que o cliente saiba o que pode esperar do produto ou do serviço de ajuste na cnh bloqueada e vencida, por exemplo. E isso no que se refere à qualidade, preço diferenciado e diversos serviços envolvidos no procedimento.
Os seis fatores-chave que determinam uma boa estratégia de posicionamento de marca são:
- Identificação das necessidades e preferências do consumidor;
- Análise da concorrência;
- Conexão com valores, percepções e pensamentos;
- Relacionamento humanizado com os usuários;
- Agregação de valores à marca;
- Reforço de qualidades diferenciadas.
Existem vários exemplos de posicionamento de marca inspiradores para as empresas que pretendem tornar uma marca como referência e bem cotada aos olhos dos consumidores.
Um exemplo são as campanhas realizadas por lanchonetes famosas, nas quais são lançadas propagandas que transmitem valores de amizade, alegria e felicidade para os consumidores, que se apoiam nesses conceitos e seguem a marca.
Outro exemplo são empresas voltadas para a valorização da beleza natural e do poderio feminino. Por intermédio de uma linguagem focada em aspectos emocionais, a organização consegue total identificação do público com a mensagem e o produto.
Como exemplo também, existem as empresas voltadas à área de produtos eletrônicos, computadores e celulares. Recursos visuais ou discursivos voltados para a elegância, luxo e exclusividade destacam a marca dentro do mercado.
Na verdade, existe um universo de recursos visuais, de linguagem e de produção de conteúdo veiculados pela internet, por exemplo, que podem aproximar clientes de uma empresa de colocação de fachada de vidro loja.
De modo geral, o posicionamento de uma marca tem como base o relacionamento com o cliente e a experiência de compra de produtos ou serviços como um todo, além de fatores como preço baixo e agilidade na entrega, que são fundamentais.
Considerações finais
Posicionar-se mercadologicamente consiste nos atos que uma marca emprega a fim de atrair um segmento específico no mercado e, também, consiste na mensagem que a corporação quer transmitir acerca do produto ou do serviço aos seus clientes.
Tudo isso, claro, relacionado ao público-alvo e ao segmento, que são, sem sombra de dúvidas, os alvos aos quais as empresas atiram as suas empreitadas de angariação.
Ou seja: é, basicamente, a união entre a segmentação desse público e as diferenças positivas fornecidas entre uma marca da concorrência e de uma determinada empresa que pretende conquistar os clientes.
Se a empresa conseguir estabelecer as diferenças, resolver os problemas dos clientes e mostrar-lhes que todas as suas necessidades serão supridas, com certeza ela vai conseguir esclarecer razões para os consumidores não optarem pela concorrência.
Posicionar uma marca é um processo de trabalho contínuo que gera imensos benefícios para a organização. A fidelização de clientes e aumento das vendas são as principais vantagens.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.