Uma série de novidades tem permeado o mercado, principalmente quando o assunto são os recursos disponíveis pelas ferramentas digitais. Contudo, certas coisas não mudam, por isso, compreender como fazer um marketing de produto é essencial para um negócio.
Seja qual for o momento, sempre haverá algum produto esperando para ser consumido e resolver algum problema que surgiu no dia a dia de uma pessoa.
Isso vai desde coisas simples como talheres na hora do almoço até produtos mais complexos como fármacos manipulados.
O fato é que todos estão alinhados com o consumo de itens mercadológicos para a resolução de questões que aparecem no cotidiano. Hoje em dia, contudo, essa dinâmica tem ganhado novos contornos por conta do ambiente digital.
Do ponto de vista dos clientes, há uma maior exigência quanto ao que consumir, uma vez que as ofertas são infinitas.
Se a necessidade for de um toldo retrátil para janela, com uma breve pesquisa, o usuário encontrará diversas opções com promoções e características interessantes.
Esse é um aspecto que, de certa forma, tem um sabor agridoce para as empresas de um determinado segmento.
Afinal de contas, é verdade que esse tipo de ferramenta proporcionou que a comunicação fosse feita de forma mais ampla.
Mas é certo, também, que todos passaram a poder aproveitar dessa mesma estratégia, tendo como consequência uma maior concorrência.
Se uma empresa de materiais de construção reinava soberana no mercado de drywall externo em seu bairro, agora, pode ser que no mundo digital não seja mais assim.
No entanto, é possível, também, que ela amplifique a sua comunicação e transmita a sua excelência para um número de pessoas cada vez maior.
Tudo isso vai depender de como a sua comunicação será feita para o seu público-alvo e quais serão as ferramentas utilizadas nas estratégias.
Do ponto de vista do marketing de produto, por exemplo, é possível elencar alguns benefícios que podem definir a sua adoção ou não:
- Reconhecimento da marca;
- Posicionamento do produto;
- Aumento das vendas;
- Melhorias de produtos.
Há uma série de vantagens que essa iniciativa pode trazer para a empresa, essas são apenas algumas, mas que precisam ser esclarecidas.
O primeiro ponto a ser levantado é o reconhecimento da marca dentro de um mercado consumidor de seus produtos.
Logicamente, a intenção desse tipo de abordagem estratégica é a elevação da venda de produtos. Contudo, não é possível ignorar o potencial que o reconhecimento de uma marca fornece para uma empresa.
Se, porventura, uma rede de casas de repouso fornecer alguns brindes com a sua logo, essa pode ser uma maneira de promover a marca em cima de um produto.
Além disso, um marketing de produto bem estruturado pode trazer, em grande medida, um reconhecimento daquele item como algo com potencial para a resolução de certos problemas.
Existe no mercado, inclusive, marcas que se tornam sinônimos de certos segmentos por conta de seu posicionamento.
Nesse sentido, uma empresa que fabrica portão basculante articulado pode se beneficiar desse tipo de estratégia. Uma vez que o seu produto pode vir a ser sinônimo de confiança e qualidade para o seu público-alvo.
Além disso, um dos grandes objetivos desse tipo de aplicação é, justamente, a incidência do aumento de vendas.
Afinal de contas, existe um produto sendo promovido dentro de um mercado específico e isso só tem uma razão, a venda dele.
Se existe um vídeo circulando nas redes sobre o quão boa é a máquina de café para alugar de determinada empresa, esse é o momento que aquele produto pode passar por uma alta de vendas ou, nesse caso, de aluguel.
Por fim, um dos aspectos que podem nortear uma boa gestão de produto é a recorrência dos feedbacks que eles terão.
Essa é uma prática muito comum dentro do mercado de edição de livros. Os leitores vão identificando erros de impressão ou, até mesmo, de ortografia e vão fundamentando futuras edições corrigidas.
O que é marketing de produto?
Toda estratégia de marketing requer algum grau de complexidade na hora de se avaliar suas potencialidades.
No sentido do produto não há nenhuma diferença, afinal de conta, é nele que reside a razão de ser desse elemento.
Na verdade, pode até parecer confuso esse nome, uma vez que são duas categorias que já estão integradas.
O marketing de produto, nesse sentido, é um esforço maior do ponto de vista da gestão para esse elemento.
Ou seja, a praça, o preço e a promoção continuam sendo importantes, mas o produto é elevado a uma consolidação estratégica mais apurada.
Essa é a grande diferença desse tipo de abordagem para as mais tradicionais que levam em consideração todo o mix de forma mais integrada.
Esse é o momento de, por exemplo, assumir uma série de ferramentas para ajudar na venda de jaleco médico personalizado.
Sendo assim, diante das dinâmicas de concorrência dentro do ambiente digital, é o marketing de produto que irá definir alguns mecanismos de diferenciação para disputar melhor o espaço com as demais empresas do segmento.
O que é gestão de produto?
Para seguir com algumas perspectivas de aplicação dessa modalidade de marketing, é preciso entender o que é gestão de produto.
Apesar de integradas e, por esse motivo, muito confundidas umas com a outra, há uma grande diferença entre suas funcionalidades.
Enquanto o marketing de produto está preocupado com a operação de estratégias que vão elevar as vendas dentro de um mercado, sua gestão pertence ao desenvolvimento dele mesmo.
No entanto, os dois acabam atuando de forma integrada, uma vez que a partir de melhorias feitas, isso precisa ser publicitado.
Se, por exemplo, uma montadora de carros fez mudança de fechaduras em seus veículos que estavam apresentando problemas, o marketing será responsável por informar isso para o público.
Como reconhecer o ciclo de vida de um produto?
Outro aspecto que precisa ser esclarecido antes de qualquer aplicação de marketing de produto é, em grande medida, o ciclo de vida desses elementos.
Ou seja, não há estratégia que dure para sempre com a mesma aplicação. Nesse sentido, existem determinados momentos em que é necessário repensar a estratégia e atualizá-la.
Introdução do produto
Esse é o momento em que a empresa está colocando aquele produto dentro de seu segmento.
Por isso, adotar uma comunicação mais intensa e algumas práticas de promoção de preços, por exemplo, pode ajudar a divulgar ainda mais essa novidade.
Aumento de vendas
O aumento de vendas é a etapa que vai sustentar a permanência desse produto dentro do mercado.
A ideia é que esse ponto seja estendido pelo máximo de tempo que a equipe conseguir, uma vez que esse é o indicador de sucesso dessa estratégia.
Maturidade
A maturidade é quando um produto alcança o seu auge de vendas e, nesse sentido, mantém uma certa continuidade e estabilidade.
Sustentar-se no mercado passa pela adoção de certos critérios que vão orientar um período de maturidade longo.
Declínio
Esse é o momento em que o produto começa a demonstrar uma fadiga quanto a sua estadia no mercado.
Investir e atualizar as estratégias, portanto, acaba sendo fundamental para que não se perca esse mercado conquistado.
Como aplicar o marketing de produto?
Diante das denominações acima, já é possível ter em mente uma série de medidas importantes para adotar quando o assunto for marketing de produto.
Público-alvo
Identificar o público-alvo é o fator principal que vai nortear o sucesso de qualquer estratégia. Uma empresa que faz aluguel Light Sheer pode entender quais são seus aspectos demográficos e se comunicar de forma mais objetiva com o público.
Essa é uma das perspectivas mais importantes para qualquer aplicação dentro do mercado e, portanto, precisa ser feita com muito esmero.
Unique Selling Proposition
A definição de uma USP (Unique Selling Proposition) forte pode ser um fator determinante para a estadia de um produto de forma amplificada em um mercado.
Esse ponto faz referência ao fator mais importante que aquele produto pode oferecer para o seu público.
É certo que todo item tem uma gama imensa de possibilidades, mas é preciso focar em uma característica específica para que a comunicação seja mais objetiva.
Os outros 3P’s
É certo que essa estratégia tem um foco específico em um artifício específico do marketing: o produto.
Contudo, é preciso ter em mente quais serão as determinações de cada um dos outros aspectos.
Definir, portanto, um preço competitivo, uma presença uniforme e uma comunicação pode ser essencial para qualquer boa manutenção de resultados.
Considerações finais
Muitas imposições digitais têm norteado os rumos do marketing tradicional, e com a parte de produto não foi diferente.
Apesar de sua manutenção inquestionável, é certo que há uma série de medidas novas que devem ser tomadas pelas empresas.
Entender, portanto, qual a suas principais diferenças e como pode se aliar à gestão de produto é essencial.
Depois disso, é preciso ter em mente todas as ações que podem ser tomadas no curso do ciclo de vida do produto.
Só assim será possível seguir com uma aplicação que dê bons resultados para a empresa na hora de se comunicar com o seu público.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.