A história da Amazon pode ser inspiradora para aqueles que querem criar seu próprio negócio e alcançar o sucesso. A empresa se consolidou de tal maneira no mercado que é difícil encontrar alguém que nunca tenha ouvido falar sobre ela.
Sua loja online, produtos e plataforma forma de streaming conquistaram as pessoas e fizeram com que ela se tornasse famosa no mundo todo. Atualmente, possui bilhões de clientes em todos os continentes.
Também está entre as maiores empresas de tecnologia do mundo e, frequentemente, é reconhecida como uma marca muito valiosa. Por causa dela, as pessoas podem desfrutar de vários produtos e serviços que facilitam o dia a dia.
Mas, mesmo sendo uma das maiores empresas do mundo, seu começo foi bem humilde, funcionando apenas como uma livraria digital. Seu fundador precisou trilhar um caminho desafiador e passar por muitas conquistas e fracassos para chegar onde está.
O fato é que toda a trajetória da Amazon em sua história é capaz de inspirar e até mesmo de despertar a curiosidade de qualquer um. Se você também admira uma das gigantes do mercado digital, neste artigo será possível aprender um pouco mais sobre ela.
Um pouco sobre a história da empresa
A origem do nome da marca faz uma referência direta ao Rio Amazonas, e o fundador da empresa escolheu o nome por ser exótico e um dos maiores rios do mundo.
A empresa foi criada em 1994, em Seattle, Estados Unidos, por Jeff Bezos, que anteriormente trabalhava como analista financeiro em Wall Street. No entanto, ele depositou todas as suas fichas nas vendas pela internet e criou o próprio negócio.
Você pode criar seu próprio negócio em sua garagem com o portão de ferro social fechado, assim como fez o fundador, usando um pequeno investimento.
No início, seu foco era comercializar apenas livros, tendo em vista a facilidade em adquiri-los, empacotá-los e enviá-los para as pessoas em qualquer lugar do mundo.
Não demorou muito até que a Amazon começasse a “incomodar” muitas livrarias pelos Estados Unidos, mas com muita disciplina e um método de comercialização eficiente, as vendas cresceram rapidamente logo no primeiro ano da loja.
Já em 1997, entrou para a Bolsa de Valores e em três anos passou a valer milhões. Devido ao sucesso, o empresário decidiu expandir seus negócios e começou a comercializar outros produtos, como:
- CDs;
- DVDs;
- Jogos eletrônicos;
- Roupas;
- Acessórios;
- Utensílios domésticos.
No ano de 1999, Bezos criou um marketplace que permitia a outros usuários vender produtos usados. A partir da entrada do século 21, a empresa decidiu inovar ainda mais e continua crescendo até os dias de hoje, ampliando sua atuação e serviços.
Hoje em dia, os consumidores podem encontrar produtos para revitalização de pintura automotiva, dentre muitas outras mercadorias que são vendidas tanto por terceiros quanto pela própria empresa.
Em 2003, a plataforma lançou a Amazon Web Services para servir como hospedagem para outras plataformas e-commerce. Atualmente, expandiu sua frente de atuação e se tornou líder no setor de computação e armazenamento em nuvem.
Justamente pelo fato de ter começado sua trajetória com livros físicos, anos depois, ajudou a difundir a entrada dos livros digitais no mercado. Os famosos e-books se popularizaram no mundo e possuem milhões de adeptos.
Para melhorar a experiência de uso dos leitores, a Amazon lançou o Kindle, que se tornou o dispositivo de leitura mais popular do mundo.
Também trouxe outros serviços como o Amazon Prime Video e o Amazon Music, concorrentes de outras plataformas de streaming de músicas, filmes, séries e documentários.
A marca também lançou o assistente virtual Alexa, disponível para altos falantes da marca e smartphones com sistema operacional Android.
Como se tornou a maior empresa do mundo
Desde 2019, a Amazon entrou para o ranking das 100 empresas mais valiosas do mundo, superando grandes concorrentes como o Google.
Ela viu o seu comércio online quintuplicar nos últimos cinco anos, e em 2019, seu crescimento foi de 52%.
Isso se dá por conta das variedades de serviços que oferece, além de garantir que os usuários possam comprar qualquer tipo de produto, como lembranças personalizadas com foto.
Desde então, vem expandindo seus negócios para diferentes setores, desde vendas até computação em nuvem, aumentando sua atuação em diferentes mercados.
Suas aquisições inteligentes levaram a novas correntes de investimentos, mas não se pode ignorar o fato de que o excelente serviço prestado aos consumidores e a habilidade em se manter à frente dos concorrentes são aspectos que ajudam a crescer.
A empresa oferece um ecossistema de produtos e serviços que acelera seu crescimento e aumenta seu valor de marca. O crescimento é tanto que a Amazon apresenta poucos índices de uma possível desaceleração.
Porém, todo esse crescimento e o fato de ser uma das empresas mais valiosas do mundo acaba por trazer vantagens para quem deseja vender pela plataforma.
Vantagens de vender pela Amazon
Você pode vender caixa de água grande ou qualquer outro produto e serviço que imaginar por meio do maior marketplace do mundo, a Amazon. Dentre os maiores benefícios para os lojistas, estão:
Aumento da visibilidade
Todos os dias, milhões de pessoas visitam o site da Amazon para comprar os mais variados produtos e serviços. A empresa está presente em praticamente todos os países do mundo, por essa razão, ajuda os lojistas a aumentar seus lucros.
Tudo o que se vende poderá ser visto e comprado por pessoas que nem mesmo sabem que seu negócio existe. Plataformas e-commerce que estão começando a atuar agora, encontram na Amazon a oportunidade de se tornarem conhecidas.
Mais credibilidade
Indiscutivelmente, associar o seu negócio ao nome da Amazon aumenta sua credibilidade junto aos potenciais clientes. Você pode vender peças de elevador para deficiente físico para consumidores que dificilmente saberiam da sua empresa.
As pessoas compram porque se está à venda na Amazon, sabem que podem confiar. A credibilidade da plataforma significa para as empresas uma garantia de segurança.
Por ser uma marca global e com uma enorme dimensão econômica, dificilmente clientes e vendedores terão algum problema.
Reduz as despesas
Vender em uma loja própria, seja esta física ou virtual, implica em muitas despesas e investimentos. No caso das lojas virtuais, é muito importante que tenham bom design, funcionalidade e segurança, aspectos que elevam os custos.
Mas, ao escolher vender na Amazon, o lojista terá uma loja pronta para usar e que também garante uma boa experiência para os compradores. Ademais, oferece todo o apoio logístico que seus clientes precisam.
Se um fabricante de letreiro 3D acrílico aderir o FBA, sigla para Fulfillment by Amazon, poderá usar a rede de distribuição da empresa e até mesmo enviar parte de seu estoque para um de seus centros logísticos, para futura distribuição.
A marca também consegue reduzir despesas relacionadas ao marketing e análise de dados. Você terá acesso a relatórios sobre suas atividades como vendedor, além de ter acesso a algumas dicas, seminários e eventos sobre vendas online.
Fácil de administrar
Vender para outros países pode gerar algumas dificuldades em relação às barreiras linguísticas, e quando o lojista comercializa seus produtos em uma loja online própria, precisa traduzir suas páginas para outras línguas.
Tudo isso aumenta os custos e o tempo necessário para vender, sem falar na necessidade de oferecer suporte para os computadores, assim como faz uma empresa de aluguel de caçamba basculante.
Por outro lado, ao vender na plataforma Amazon, o lojista tem acesso a ferramentas gratuitas de publicação e tradução, voltadas para os idiomas mais falados do mundo, como inglês e espanhol.
Mais segurança
Quem compra e vende pela internet se preocupa muito com sua segurança. As lojas precisam garantir que os pagamentos sejam feitos e manter os dados dos clientes seguros.
Caso essas informações vazem ou sejam roubadas, os problemas são muito grandes, mas ao vender pela Amazon, o lojista não corre esses riscos.
Quem vende, por exemplo, acessórios para produtora de audiovisual, usufrui de proteção antifraude, que além de proteger o vendedor, o isenta de eventuais riscos.
Aliás, a segurança oferecida pelo site foi uma das coisas que mais fizeram a empresa crescer e dificilmente você vai encontrar alguém que não confia no sistema de vendas da companhia.
Considerações finais
A Amazon é a empresa que mais cresce no mundo e a tendência é continuar alcançando patamares cada vez maiores. O fato de estar sempre atenta às novidades e os investimentos em inovação são suas principais características.
Para os lojistas, é a oportunidade de conquistar mais visibilidade para seus produtos e serviços e melhorar suas vendas. Para os empreendedores e profissionais, sem dúvidas, a Amazon traz uma história inspiradora.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.