Centenas de consumidores navegam pela internet buscando produtos e sendo alcançados por diferentes fontes de publicidade, nem sempre esses consumidores compram, mas eles deixam dados que podem ser usados em uma estratégia de retargeting.
Essa estratégia visa alcançar um público que já conhece um determinado produto ou marca, mas que ainda não finalizou uma compra, a partir de informações coletadas é possível chegar até esse público de forma muito mais direta e eficiente.
Muitas pessoas confundem o conceito de retargeting com o já consolidado remarketing, mas é preciso compreender suas diferenças para produzir uma transformação no marketing da sua empresa.
De forma geral, o remarketing busca vender para pessoas que já compraram um produto da mesma marca como uma empresa de etiquetas personalizadas, já o retargeting mira em um público que entrou em contato com a marca mas não consumiu o produto.
Cada uma dessas estratégias gera seus resultados de forma consistente desde que as empresas utilizem elas nos cenários adequados. As duas podem ser inclusive adotadas em conjuntos com técnicas que aumentam muito a taxa de conversão.
As estratégias que estão mais presentes no dia a dia do debate entre especialistas de marketing e vendas visam trazer cada vez mais pessoas para dentro do seu funil de vendas. Enquanto isso, tanto o remarketing quanto o retargeting visam a conversão.
Essas estratégias valorizam todos os investimentos feitos até então, uma vez que cada centavo ou tempo de trabalho dedicado a trazer uma pessoa para o contato com a empresa tem mais chance de gerar uma conversão.
Para entender como funcionam os mecanismos de retargeting, é muito importante que se compreenda a importância que os dados têm no atual cenário do marketing, em especial no marketing digital.
O que é retargeting?
O retargeting pode ser definido com um tipo de estratégia de marketing digital que tem como objetivo desenvolver anúncios para os usuários que já demonstraram interesse na sua marca e assim alcançar um público que pode ser convencido mais facilmente.
Uma empresa de controladores de acessos consegue alcançar usuários que visitaram o site, viram uma publicação ou se inscreveram em uma lista de disparos para receber um ebook ou novas ofertas.
Para isso, o marketing utiliza um modelo de marketing que aplica ferramentas em conceitos capazes de rastrear o comportamento dos usuários e assim podendo detectar padrões e assim agir sobre eles com uma proposta de valor direcionada, eficiente e personalizada.
O retargeting pode ser ainda um conceito pouco conhecido da área do marketing digital, mas essa dinâmica é uma das mais presentes no dia a dia de quem passa parte do seu dia consumindo informações, pesquisando e navegando na internet.
Quando uma pessoa pesquisa termos como gestão de cobrança para condomínios e nos links seguintes é apresentado para esse usuário produtos oriundos dos sites que ele visitou, se trata da aplicação prática de uma mas estratégias de retargeting.
É comum que se misturem os conceitos de remarketing e retargeting, mas é preciso entender que os dois conceitos se diferem tanto em questão de foco de audiência, como em métodos para fazer consumidores voltarem a comprar ou realizarem uma primeira compra.
Em geral, as duas estratégias podem operar em conjunto no dia a dia para conquistar leads que foram perdidos no processo do funil de vendas e assim valorizar cada investimento em marketing aumentando a taxa de conversão enquanto diminui a demanda por mais verba.
Como executar uma estratégia de retargeting
A estratégia de retargeting aplicada por uma empresa de sistema de monitoramento tem um objetivo bem claro, mas pode se desenvolver em diferentes meios para alcançar pessoas que já tiveram contato com as estratégias de marketing anteriores.
Dito isso, esses canais podem ser:
- Searching retargeting;
- Site retargeting;
- Email retargeting;
- Vídeo retargeting.
Em geral, o visitante que não concluiu o processo de compra na primeira oportunidade tem um motivo para isso, seja ele a própria condição financeira atual, estar apenas fazendo uma pesquisa rápida ou algum problema na própria apresentação do produto ou serviço.
Por conta disso, as empresas de propagandas em ônibus precisam entender qual é a motivação da desistência anterior e a partir disso modular a nova proposta de valor a fim de quebrar a objeção e por fim concluir o processo de conversão de venda.
Esse processo é diferente do de remarketing, isso porque ao invés de alterar a proposta comercial feita anteriormente, a empresa foca em repetir a abordagem e oferecer um produto ainda mais valioso em uma situação de remarketing.
O bom retargeting acontece quando uma empresa obtém a capacidade de segmentar bem o público alvo da sua audiência. Definindo quem será impactado pelas campanhas de retargeting e assim garante um resultado mais eficaz.
Muitas vezes o retargeting se faz necessário por que as iniciativas anteriores não resultaram em uma ação da audiência para compra.
Por isso, ao investir nesse conceito é importante investir em uma chamada para ação assertiva e eficiente.
Como o retargeting pode ser pensado como uma segunda chance da empresa concluir uma venda, as empresas têm mais informações sobre esses consumidores e a partir disso podem ousar mais nas suas comunicações para finalizar as vendas.
Esse processo também dá a oportunidade de testar diferentes formatos de remarketing, visualizar quais ações dão mais resultados e quais variáveis podem ser aplicadas para aumentar os resultados da estratégia de retargeting.
Os benefícios do retargeting
Uma empresa que investe em uma estrutura estratégica de vendas pode recolher benefícios muito além das vendas geradas pela primeira filtragem da jornada de compra. Produtos complexos como braço robótico industrial podem precisar de mais trabalho.
As estratégias de retargeting visam utilizar os dados colhidos de visitantes que não concluíram suas compras a princípio para realizar uma nova abordagem com uma comunicação igualmente nova e focada em reverter a decisão anterior em uma compra.
Por alcançar um público que já teve o acesso e já demonstrou um interesse sobre um determinado produto, a empresa de divisória de vidro para sala garante um índice de vendas maior já que essa segmentação valoriza o investimento em ações direcionadas.
O remarketing ainda é capaz de consolidar a marca de uma empresa no ambiente digital. A partir dos anúncios, cada usuário será impactado com uma peça da empresa focada em quebrar a objeção que impediu a conclusão de compra nas outras oportunidades.
Esse exercício de presença constante da empresa nos banners, e-mails e redes sociais dos usuários pode influenciar em uma decisão de compra até fazer com que essa atenção constante gere uma nova demanda de compra.
Investir em retargeting é lançar mão de uma ferramenta que, no final das contas, vai valorizar não só seus próprios resultados, como o de todos os outros processos. Ao utilizar os dados de ações anteriores e paralelas o retargeting aumenta as taxas de conversão.
O aumento da taxa de conversão faz com que os investimentos para chegar até uma venda são mais baratos, com um custo por venda mais barato e com um índice de conversão maior, é possível escalar as estratégias para um maior grau.
Considerações finais
Sendo assim, com o avanço do mercado em diferentes áreas do marketing, muitas empresas passaram a olhar para o seu público consumidor.
Assim também como uma oportunidade para novos negócios, outras mais avançadas passam a ver todas as pessoas que já interagiram com a marca.
Essas estratégias são em sequência o seguimentos de remarketing e retargeting, quando uma empresa de habilitação para deficientes físicos foca em pessoas que já deixaram seu contato com a empresa e consumiram um produto, se trata de remarketing.
A questão é que quando se fala de marketing digital, existe o conceito de funil de vendas, onde nem todos os consumidores passam por todas as etapas de convencimento até a conversão de venda.
É nesse público que se evadiu das iniciativas anteriores de vendas que o retargeting mira. Essa estratégia otimiza outras ações de marketing ao compreender o que fez essa pessoa desistir de uma compra anteriormente e quebrar essa e outras objeções.
O retorno dessa estratégia, em geral, parece ser grande uma vez que as empresas possuem uma base grande de dados sobre esses consumidores podendo atuar de forma personalizada para devolver esse consumidor para o seu funil de vendas.
Ao lançar mão dessa estratégia, cada ação de marketing da empresa se valoriza, uma vez que até o percentual de visitantes que não se tornam consumidores passa a ser utilizado em outras ações da empresa.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.