A Coca-cola é uma das marcas mais bem-sucedidas do mundo, sendo comercializada em diversos países e estando presente na mesa da maior parte da população, pois é considerada a melhor dentre os refrigerantes.
Compreender como essa empresa fez sucesso é com certeza um dos maiores questionamentos de empreendedores.
Principalmente, tendo em vista que existe uma quantidade considerável de outros concorrentes que também vendem refrigerantes, mas que não fazem tanto sucesso entre os consumidores.
O que poucos imaginam é que essa fama não se deu apenas pela qualidade do produto, mas, principalmente, pelas estratégias de marketing da empresa, que envolve desde storytelling a propagandas que utilizam do emocional das pessoas.
O marketing é uma ferramenta extremamente poderosa, que ao ser utilizada de maneira correta, potencializa todos os pontos positivos da empresa e alavanca as vendas de até mesmo uma máquina de café empresarial.
Por meio de estratégias que cativam o público, causam identificação, transmitem a essência da marca e criam uma experiência de compra, para além de apenas adquirir um item.
Esse é o caso da Coca-Cola, que dificilmente perde a sua posição de primeiro lugar no ranking de empresas que mais faturaram durante o ano.
Portanto, o objetivo deste texto é apresentar a história da Coca-Cola, explicar as estratégias de campanhas da marca e como ela causa a identificação com o público por meio de storytelling.
História da Coca-Cola
A criação da Coca-Cola se deu a partir do desenvolvimento de um xarope para o tratamento da indigestão, em 1886, nos Estados Unidos pelo farmacêutico John S. Pemberton.
Esse xarope feito de folhas de coca, extrato e óleo de noz moscada, coentro, açúcar, dentre outros óleos essenciais misturados com água gaseificada começou a ser comercializado em uma farmácia.
Com o passar dos anos o xarope fez muito sucesso entre os consumidores e chamando a atenção de seu contador Frank Robinson, que idealizou a bebida Coca-Cola.
Devido a seu vício em morfina, Pemberton morreu dois anos após a criação da bebida, antes de assistir ao aluguel de endereço comercial da empresa, não estando presente na criação da The Coca-Cola Company em 1891.
O grupo de societários que compunham a empresa era o contador Frank Robinson e dois farmacêuticos, Asa G. Candler e John Candler.
Apesar da bebida ser considerada gostosa, o que realmente emplacou suas vendas foram uma série de estratégias de marketing adotadas pela empresa.
As estratégias de marketing mais famosas da Coca-Cola
Asa Candler foi o primeiro diretor da Coca-cola a investir em marketing e ajudar a empresa a alcançar os patamares em que está hoje.
Com o passar dos anos diversos diretores foram brilhantes e investiram milhões de reais em ideias criativas para divulgação da marca, dentre as melhores delas temos:
- Cupons e brindes;
- Padronização das embalagens;
- Venda das bebidas em packs;
- Comercialização em latas;
- Criação de slogans;
- Veiculação da marca em anúncios de natal;
- Storytelling.
Essas com certeza foram marcantes na história da Coca-cola e merecem serem analisadas detalhadamente.
Cupons e brindes
Antigamente era comum encontrar nas casas das mais diversas camadas sociais um adesivo freezer da Coca-cola.
Isso porque inicialmente, para atrair a atenção dos clientes a empresa utilizou cupons que davam direito a um copo de Coca-Cola de graça e brindes, como bonés, bandeirolas, calendários, cadernos, dentre outros exemplos.
O objetivo era conquistar o público e fazer com que a empresa fosse lembrada, pois naquela época ainda não possuía o nível de popularidade de hoje em dia.
Inclusive, até hoje a Coca-cola é uma das empresas que mais investem em propagandas no mundo e em sistema de monitoramento comercial.
Padronização das embalagens
Cerca de uma década após o início da comercialização da Coca-cola, a empresa passou a ser comercializada no exterior.
Em 1899 foi feito um dos acordos mais importantes da empresa, onde foi determinado que a bebida deveria ser comercializada exclusivamente em garrafas de vidro.
Porém, como existiam fábricas em diversos países, cada uma delas fabricava com um tipo e modelo diferente de vidro, o que começou a causar confusão aos consumidores.
Em 1915, visando padronizar as garrafas, assim como as sanca de gesso iluminadas são, a empresa realizou um concurso. Onde o vencedor, Alexander Samuelson, criou o logotipo da Coca-Cola bem como o design da garrafa.
Além do concurso por si só gerar uma maior popularização da marca, a empresa após padronizar seus produtos alavancou as vendas, pois os consumidores batiam os olhos na garrafa e já sabiam que era da Coca-cola.
Venda da bebida em packs
Após o sucesso da padronização, em 1920 foi criado o modelo de venda em caixas, onde 6 garrafas de coca-cola eram vendidas conjuntamente, por um preço menor que separadas e com um transporte mais facilitado.
Comercialização em latas
A empresa prometeu ao governo dos Estados Unidos fornecer por 5 cents uma lata de refrigerante, não importasse o valor que a fabricação custasse para a empresa.
Dessa forma, a produção em larga escala foi iniciada em Recife, no Brasil, formando o chamado corredor da vitória, com o Natal.
Para facilitar o transporte do refrigerante até os Estados Unidos foi criado o modelo de embalagem em lata, que era mais resistente e não quebrava durante a viagem.
O sucesso da embalagem em lata foi tão grande, que mesmo após o fim da segunda guerra mundial, a bebida continuou sendo comercializada nesse formato, principalmente devido à redução dos custos com embalagens, tendo em vista que as de vidro são mais caras.
Criação de slogans criativos
Os slogans da empresa foram outro fator decisivo para a sua popularidade, assim como uma sala planejada apartamento é famosa atualmente. Devido à criatividade eles ficavam-se na mente do consumidor.
Dentre os mais famosos temos:
- Isso faz bem;
- Abra a felicidade;
- Sinta o sabor;
- Faça isso real;
- Sempre Coca-cola;
- O que você quer é uma coca.
Esses são apenas alguns dos mais de 40 slogans da marca, que de tempos em tempos deflagra uma nova campanha atualizando sua frase de efeito.
Veiculação da marca em anúncios natalinos
A partir de 1920 a Coca-cola começou a realizar anúncios natalinos, divulgando o produto ao lado de fartas ceias de natal.
De início, o Papai Noel representando nos comerciais era o clássico, variando entre um homem alto e magro ou baixo e com aparência élfica, vestido com uma roupa verde.
Porém, na década seguinte uma nova ilustração foi criada, concebendo um papai normal vestido de vermelho e com um ar mais saudável para a época, alto e gordo.
Essa nova versão do papai noel se popularizou rapidamente, sendo até hoje representada nos veículos de informações, como filmes, livros, pintura comercial, dentre diversos outros, como aquele criado pela Coca-cola.
Storytelling
Storytelling é a junção de duas palavras em inglês, story de história e telling de contar, ou seja, é o ato de contar histórias.
A Coca-Cola é uma empresa que utiliza dos artifícios do storytelling para cativar o público que assiste os seus comerciais.
Por meio da criação de propagandas que contam histórias sobre a vida dos personagens, gerando a identificação com o público e o aumento das vendas.
Por exemplo, histórias de famílias felizes no natal são bonitas para assistir na televisão, mas o que toca o consumir são as de caridade, como famílias acolhendo pessoas solitárias durante a ceia de natal, algo que a Coca-cola já abordou em seus comerciais.
Como aplicar essas estratégias na sua empresa?
A Coca-cola serve de inspiração para diversas empresas, pois suas estratégias de marketing tiveram sucesso e são criativas.
Entregando, para obter esse sucesso não é necessário ser um empreendedor de uma empresa grande, até mesmo uma empresa de vigilante pode se inspirar nas estratégias de marketing mais acessíveis.
Como a criação do storytelling nas propagandas, principalmente às de vídeo, a distribuição de brindes e cupons, criação de slogans e busca constante por inovações dos produtos comercializados.
Considerações finais
A Coca-cola é um exemplo de empresa bem-sucedida, não devido apenas a qualidade do produto, que é notória, mas principalmente às estratégias de marketing que foram apresentadas ao longo do texto.
Foram mais de 100 anos se aperfeiçoando e sendo criativos para manter o primeiro lugar no ranking de vendas mundial.
Além de criarem outros produtos com o lucro gerado pela venda de refrigerantes, alcançando outros mercados.
Portanto, essas estratégias podem ser utilizadas como inspiração por diversas empresas, dos mais variados setores, e não apenas o alimentício.
Investir no marketing é com certeza algo que nenhuma empresa irá se arrepender de fazer, pois os resultados positivos são obtidos rapidamente.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.