Energia sustentável
Energia sustentável é uma energia elétrica obtida por meio de fontes renováveis e que não geram impactos para o meio ambiente.
Um tipo de energia sustentável muito comum é a fotovoltaica, capaz de atender às demandas energéticas do mundo.
Por meio dela, não existe emissão de gases ou qualquer tipo de dano para o ecossistema, e é muito importante falar sobre esse assunto, devido aos problemas que o planeta vem enfrentando.
Também conhecida como energia verde ou energia limpa, consegue evitar muitos prejuízos que já estão impactando a qualidade de vida na Terra.
Anualmente, a demanda por eletricidade aumenta consideravelmente no mundo todo, principalmente por conta do crescimento populacional e devido à dependência dos seres humanos por esse recurso.
De acordo com os dados fornecidos pelo Ministério de Minas e Energia, o Brasil vai aumentar a demanda por energia elétrica em 27% até 2029, portanto, é necessário começar a investir em energia sustentável o quanto antes.
Caso contrário, as agressões ao meio ambiente continuarão aumentando e trazendo muitos prejuízos para a vida na Terra.
Neste artigo, vamos explicar o que é energia sustentável, quais são seus tipos, as vantagens e desvantagens e por que investir nessa opção para uma empresa.
O que é energia sustentável?
Energia sustentável nada mais é do que a eletricidade gerada por meio de fontes renováveis e que não geram impactos ao meio ambiente. Fontes renováveis são aquelas que se reciclam naturalmente e dentro de uma escala de tempo humana.
Um exemplo disso é a energia solar, obtida por meio dos raios de sol, e ao contrário do carvão mineral e do petróleo, não prejudica o ecossistema. Por falar nisso, carvão e petróleo são fontes que demoram milhões de anos para se refazer.
As empresas de portaria e controlador de acesso, assim como muitas outras, estão mudando a maneira como geram energia porque sabem que as fontes fósseis liberam gases de efeito estufa na atmosfera.
A geração sustentável de energia é produzida de maneira limpa e não causa impactos ambientais, e isso acontece por meio de placas solares e aerogeradores eólicos.
De maneira ampla, o que caracteriza a energia sustentável é a capacidade de atender às necessidades de gerações atuais, sem comprometer as demandas futuras.
Tipos de energia sustentável
Existem diferentes tipos de energia sustentável no mundo todo, o que envolve algumas controvérsias em relação aos seus impactos.
Entre aquelas que são realmente consideradas sustentáveis estão:
- Energia solar;
- Energia eólica;
- Energia hídrica;
- Energia de biomassa;
- Energia oceânica;
- Energias geotérmica.
O Sol é a principal fonte de energia sustentável, sendo considerado como abundante e infinito para o homem, manifestando-se por meio de luz e calor.
Uma gráfica de calendário mesa personalizado pode usar o Sol para aquecer a água e a luz para gerar eletricidade. Isso ocorre por meio da energia solar fotovoltaica e solar térmica concentrada.
Quanto à energia eólica, trata-se da fonte mais abundante, formada pelos ventos que alimentam parques eólicos. O vento gira as pás de aerogeradores e a energia motriz se converte em energia elétrica.
As empresas podem adquirir pequenos aerogeradores que também estão disponíveis para residências, mas ainda são pouco utilizados no Brasil.
A energia hídrica é proveniente de represas de rios, sendo liberada conforme a necessidade, por meio de dutos e alimentam turbinas. No Brasil, 60% da matriz elétrica é atendida pelas hidrelétricas.
Também existe a energia de biomassa, que consiste na queima de materiais orgânicos, como bagaços de cana-de-açúcar, madeira, óleo vegetal, palha e álcool.
Mesmo liberando gases poluentes na atmosfera, é considerada como energia limpa, pois a quantidade de CO2 é absorvida durante o cultivo dos materiais, zerando os impactos para o meio ambiente.
A energia oceânica também é considerada como sustentável porque 70% da água na Terra é proveniente dos oceanos e eles representam um grande potencial para gerar eletricidade.
Uma empresa de manutenção automotiva preventiva que utiliza essa fonte pode receber por meio de energia maremotriz e energia ondomotriz.
A primeira acontece por meio da força das marés que são captadas pelas hélices submersas, localizadas em linhas costeiras. A segunda, por sua vez, utiliza a força cinética das ondas para gerar energia elétrica.
Por fim, existe a energia geotérmica, que acontece por meio do calor da terra e de usinas instaladas em regiões onde o calor está mais próximo da superfície.
Os dutos recebem uma grande quantidade de água e faz com que o calor volte em forma de vapor, que será direcionado para turbinas que se movimentam e geram eletricidade.
Vantagens e desvantagens da energia sustentável
Ao contrário do que acontece com as fontes tradicionais, a energia sustentável não causa impactos ao meio ambiente para produzir eletricidade.
Por outro lado, os combustíveis fósseis produzem dióxido de carbono e outros poluentes, enquanto as usinas nucleares produzem dejetos radioativos que podem ser fatais, caso o reator se rompa, como aconteceu em Chernobyl.
Uma empresa de limpeza de carpete empresarial pode usar as energias renováveis porque elas se reciclam constantemente no planeta, como no caso do Sol e do vento, que são infinitos.
Por outro lado, o petróleo e o carvão são finitos e suas reservas vão se esgotar, caso a humanidade continue consumindo como faz atualmente.
Mas não podemos deixar de dizer que os meios tradicionais ainda possuem mais capacidade elétrica do que os recursos alternativos.
Alguns anos antes, as duas usinas nucleares do Brasil, conhecidas como Angra 1 e 2, eram as que mais tinham capacidade de produção, superando cerca de 2 mil usinas solares.
Mesmo sabendo que recursos escassos e poluição ambiental são grandes problemas, a energia elétrica tradicional ainda é muito importante para o mundo. Só que estamos diante de uma demanda crescente.
Isso faz com que empresas de vários setores, como uma de limpeza de telhado a seco, comecem a repensar como gerar energia renovável e de baixo impacto.
De fato, a maior vantagem da energia limpa é o fato de não emitir poluentes, o que ajuda a descarbonizar o processo e promover eletricidade limpa e sustentável.
Em contrapartida, muitas fontes renováveis que são usadas para gerar energia elétrica não poluente estão disponíveis de maneira intermitente, ou seja, intercalando a luz do Sol e a força dos ventos.
Por que as empresas devem aderir?
Empresas dos mais variados setores têm muitos motivos para investir em energia renovável. Alguns deles são:
Excelente retorno
Todo tipo de investimento existe para que a pessoa ou empresa obtenha algum retorno, e isso começa a acontecer depois que o valor do item é quitado, e com a energia renovável, a resposta é a mesma.
Todo o valor investido por uma confecção de uniforme de trabalho personalizado será recebido de volta em até 5 anos, e após esse período, a economia começa a aumentar muito.
A vida útil desse sistema é de 25 anos, depois desse prazo, ele continua funcionando, mas com uma capacidade reduzida.
Mais liberdade e autonomia
Quem utiliza energia sustentável deixe de ser refém dos reajustes no preço da conta de luz, principalmente aqueles que investem em energia solar.
O sistema fotovoltaico permite acompanhar em tempo real qual é a produção de eletricidade pela empresa ou indústria.
Usando um aplicativo, um estúdio especializado em convite de aniversário em vídeo tem acesso a essas informações em seus dispositivos móveis.
Consequentemente, a empresa vai administrar melhor esse recurso e pode adotar medidas econômicas e rápidas, em períodos em que pode ocorrer o aumento de consumo.
Mais economia na conta de luz
É possível reduzir em até 95% o valor que você paga mensalmente em sua conta de energia elétrica. As fontes renováveis são excelentes investimentos para o negócio porque geram energia o ano inteiro, inclusive durante as épocas mais frias.
A organização pode contar com créditos de energia oferecidos pela concessionária em períodos em que o consumo de eletricidade é maior.
Prioridade em linhas de crédito especiais
Hoje em dia, existem linhas de financiamento especiais para as empresas que querem investir ou que investem em energia renovável. Isso facilita o dia a dia de um fabricante de etiqueta de validade personalizada.
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES) prioriza projetos empresariais que vão utilizar energia fotovoltaica e outras opções renováveis, como eólica e biomassa.
São linhas de crédito que contam com condições especiais para o pagamento, carências mais altas e juros muito mais baixos, para organizações de todos os portes e segmentos.
Considerações finais
A maior vantagem que uma empresa pode ter ao investir em energia sustentável é a consciência de que está cuidando bem do planeta, garantindo o acesso das gerações futuras aos recursos naturais que temos hoje.
Neste artigo, você conheceu um pouco mais sobre esse assunto e a importância de mudar a maneira como consumimos eletricidade.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.