Employer branding é um conjunto de ações realizadas entre os colaboradores da empresa, tendo como propósito aumentar a sensação de bem-estar, elevar os níveis de engajamento e reter talentos.
Para que os consumidores sejam engajados com a marca, primeiro é necessário envolver os colaboradores com as propostas de valor do negócio, uma vez que são os responsáveis por materializar os produtos e serviços.
Mas assim como é difícil conquistar clientes fiéis, não é fácil fazer com que os funcionários se tornem defensores da empresa. Só que isso é cada vez mais importante e o employer branding ajuda nesse sentido.
A estratégia se refere à reputação da marca empregadora, um conceito que está relacionado ao sucesso dos processos de recrutamento e seleção, além de ser uma forma de melhorar a retenção.
Quando o gestor pensa em maneiras de melhorar a imagem da companhia perante os colaboradores, costuma considerar a remuneração. Mesmo que esse fator seja importante, a gestão de pessoas está além dessa questão.
Este artigo vai mostrar o conceito de employer branding, por que se preocupar com ele, a importância de investir, suas principais estratégias, os benefícios que traz para os negócios e se é possível usar o marketing de conteúdo para fortalecê-lo.
O que é employer branding?
Employer branding é uma estratégia que tem o objetivo de construir e manter uma imagem positiva para a organização, mas ao invés de focar suas estratégias nos clientes finais, o objetivo é trabalhar com os colaboradores.
Quando uma marca é reconhecida como boa empregadora, vai criar uma percepção positiva na mente dos clientes. O employer branding está diretamente relacionado a isso porque eleva o nível de satisfação dos funcionários.
Uma clínica especializada em drenagem linfática pernas precisa contar com uma boa equipe de RH para construir uma visão estratégica de suas atividades. Mesmo assim, o sucesso do projeto envolve todos os setores da companhia.
O gestor também deve se lembrar de que os resultados não aparecem da noite para o dia, na verdade, o trabalho de employer branding acontece em longo prazo e tudo começa com a compreensão de sua importância.
Por que se preocupar com employer branding?
As empresas brigam por profissionais qualificados porque é fundamental contar com talentos dentro da organização. São essas pessoas que diferenciam a companhia e fortalecem sua imagem no mercado.
Só que hoje em dia os profissionais têm mais autonomia para escolher e procuram o melhor local de trabalho para a carreira. Ser uma boa marca empregadora mas a diferença na hora de atrair e reter talentos.
Uma empresa de revitalização pintura automotiva precisa estar atenta porque os novos profissionais querem se conectar com os valores e propósitos e atuar em uma organização que valoriza seu trabalho.
Seus atrativos do ambiente são vividos no dia a dia, a corporação consegue reter talentos, aumenta a satisfação dos colaboradores, melhora o engajamento e eleva a produtividade.
Se o clima organizacional é positivo, dificilmente o profissional vai procurar outro lugar para trabalhar, o que acaba reduzindo os gastos com contratação e demissão.
Importância do employer branding
Existe uma grande oferta por parte das empresas no mercado e a busca constante por profissionais completos e habilidosos, com isso, contratar o candidato ideal é um grande desafio para o RH.
As boas estratégias de employer branding aumentam a produtividade da companhia, tendo em vista que seus funcionários estarão mais engajadores satisfeitos com a rotina.
Pessoas felizes e que se orgulham da corporação são mais comprometidas nas entregas. Sem falar no fato de que o employer branding melhora os reflexos financeiros, reduzindo os custos com contratação.
Principais estratégias de employer branding
Existem diversas estratégias de employer branding que podem ser usadas pelas empresas, mas as principais são:
Falar sobre a marca empregadora
Employer branding não deixa de ser uma propaganda, tanto é que as ações de marketing são verdadeiras aliadas para trazer visibilidade ao negócio, por isso, sua marca empregadora deve ser comunicada por vários canais, como:
- Site institucional;
- Redes sociais;
- E-mail;
- Intranet.
De modo geral, a internet é ótima para fazer isso e seus canais ajudam a atrair talentos e a aproximar a organização de pessoas que procuram oportunidades.
Uma clínica veterinária próximo a mim pode mostrar seu cotidiano nas redes sociais, gravar depoimentos de funcionários e promover campanhas de recrutamento, fazendo tudo isso de maneira transparente.
Garantir um bom clima organizacional
O ambiente de trabalho precisa ser agradável e positivo para melhorar a produtividade e garantir o bem-estar dos funcionários.
É imprescindível que o local seja limpo e organizado e a companhia deve promover momentos de descontração entre as equipes. Para isso, pode organizar coffee breaks, workshops, confraternizações, entre outros.
Uma companhia de montagem de móveis e instalação painel TV deve abrir espaços para o diálogo e manter a gestão de pessoas disponível para ouvir os profissionais.
Adotar a cultura de feedback
A cultura de feedback melhora ainda mais a marca empregadora, sendo possível obter informações sobre a percepção dos funcionários.
O feedback pode ser bom ou ruim, visto que o mais importante é procurar crescer e aprimorar a relação entre a companhia e os colaboradores.
Benefícios do employer branding
O employer branding é uma estratégia que traz muitos benefícios para as organizações. Uma delas é o fato de reforçar os valores da companhia, pontos fundamentais que devem ser trabalhados para atrair talentos.
A partir do momento em que novos funcionários são contratados e seguem estes preceitos, ajudam a fortalecer o valor da organização, por meio de posicionamento profissional.
Quando a empresa faz um processo seletivo, sente as dificuldades de encontrar alguém que esteja realmente alinhado à cultura da corporação.
Com a prática do employer branding, uma empresa de laudo técnico pericial de insalubridade e periculosidade tem mais facilidade para encontrar as pessoas que procura, pelo fato de possuir um discurso voltado para esses profissionais.
Isso é importante porque, antigamente, as organizações detinham o poder do processo de recrutamento e seleção, mas hoje em dia, são os profissionais que escolhem onde querem trabalhar.
É indispensável ter uma marca forte que saiba atrair os melhores do mercado, mas assim como será capaz de atraí-lo, também consegue reter os profissionais que já trabalham com ela.
Marketing de conteúdo e employer branding
As empresas podem e devem estabelecer algumas regras para organizar o modo como a marca será exposta para seus colaboradores, mas não é fácil controlar 100% das mensagens.
Quando o cliente final procura informações sobre um produto ou serviço, como home care preço, deseja fazer negócios com uma organização que tenha imagem positiva.
Uma das formas de garantir essa imagem é monitorar as citações sobre o negócio e adotar uma ação proativa para que o compartilhamento de informações seja a favor do negócio e isso também se aplica ao employer branding.
Os conteúdos de qualidade são capazes de fortalecer a autoridade da marca e a companhia pode aproveitar essa oportunidade para reconhecer o talento de seus profissionais e incentivá-los a produzir os artigos.
Outra possibilidade é estimular a equipe a produzir conteúdos específicos relacionados às iniciativas que ajudam a resolver problemas de operação.
Em um lar para idosos acamados, existem muitas possibilidades de fazer com que os profissionais trabalhem a favor da reputação do negócio, mas é fundamental que tudo seja embasado por um plano de divulgação estruturado.
Ele precisa estar alinhado às diversas áreas da organização, mas o processo pode ser liderado pelo setor de RH. Mesmo assim, o sucesso da estratégia depende do envolvimento da direção e do alinhamento entre marketing e comunicação.
Ao fazer isso, a organização vai conseguir melhorar seu valor, desenvolver uma comunicação autêntica e transmitir mensagens capazes de refletir seus valores e conceitos presentes na operação.
O marketing de conteúdo entra como um importante aliado para fortalecer o relacionamento estabelecido com os funcionários, além de ajudar no processo de educação.
Além de desenvolver materiais específicos no dia a dia, um escritório especializado em endereço virtual para abertura de empresa precisa priorizar a equipe. As pessoas precisam ter acesso e validar o que será usado na comunicação.
Quanto mais envolvido o profissional estiver com os processos internos, melhor, da mesma forma, quanto mais positiva for a imagem da organização, mais sucesso ela terá com suas estratégias de employer branding.
Considerações finais
É comum ver as empresas preocupadas com a imagem que reproduzem perante os clientes finais. É claro que as pessoas precisam enxergar a marca com bons olhos, mas o público interno também precisa dessa visão.
Os colaboradores têm peso estratégico para a imagem da companhia e se não forem cativados e estimulados por ela, suas ações interferem no resultado. O employer branding reúne ações específicas para eles e traz muitos benefícios para o negócio.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.