O custo de aquisição de clientes (CAC) é uma medida do custo médio de trazer um novo cliente a bordo da empresa, essa estratégia é o custo para encontrar ou conquistar um cliente.
O CAC é frequentemente calculado multiplicando-se o número de representantes de vendas pelo custo médio para promover a campanha para ANTT renovação, por exemplo.
Ou seja, o CAC também pode ser calculado dividindo o orçamento de marketing pelo número de novos clientes adquiridos.
Ele inclui todas as despesas associadas à aquisição de um novo cliente desde o momento em que a empresa identifica um cliente potencial até o momento em que a empresa faz a primeira venda para ele.
Estes custos incluem coisas como publicidade, marketing, transporte, despesas promocionais, despesas de viagem e qualquer outro custo que esteja diretamente relacionado à aquisição de um cliente.
O que é Custo de Aquisição de Clientes (CAC)
O custo de aquisição do cliente, ou CAC, é a quantidade de dinheiro necessária para obter um novo cliente. É a soma de todas as despesas de marketing e vendas incorridas durante a vida útil de um relacionamento com um cliente.
Isto inclui o custo de aquisição de clientes através de campanhas publicitárias e de marketing, bem como o custo de conversão de potenciais clientes em leads, leads em clientes e clientes em clientes repetidos.
CAC é uma métrica financeira que é usada para avaliar campanhas de marketing ou vendas através do cálculo do custo total para promover uma campanha de marketing para vender persiana de alumínio para cozinha, por exemplo.
Em um contexto empresarial, o custo de aquisição de clientes (CAC) é a quantia total de dinheiro gasto para adquirir e manter um novo cliente ativo na empresa.
Isto pode muitas vezes ser medido como o custo de publicidade, descontos e outras ofertas especiais. A ideia é observar quanto custa para conseguir um novo cliente para comprar, ficar e lucrar em diferentes canais de vendas.
É frequentemente usado em marketing estratégico para avaliar a eficácia de custo de várias campanhas de marketing para medicamento manipulado para ganhar peso, por exemplo.
A ideia é observar quanto custa para conseguir um novo cliente para comprar, ficar e lucrar. É frequentemente usado em marketing estratégico para avaliar a eficácia de custo de várias campanhas de marketing.
O CAC é a soma das despesas de marketing e vendas incorridas por uma empresa para gerar leads que foram então convertidos em clientes.
As despesas de marketing e vendas incorridas por uma empresa incluem publicidade, comissões de vendas, salários de todos os setores, materiais de marketing e custos de website.
Por que é importante
Para qualquer negócio, o custo de aquisição de clientes é uma das métricas mais importantes para financeiro e de marketing.
O custo de aquisição de clientes pode ser um fator importante para determinar se um negócio que vende persiana romana com bandô, por exemplo, será ou não rentável.
Se for preciso muito dinheiro para adquirir um cliente, então o negócio terá dificuldades para se manter rentável. Se o custo de aquisição for baixo, então um negócio pode ser lucrativo para alcançar mais clientes.
É por isso que é importante estar ciente do custo de aquisição de clientes e do que isso significa para um empreendimento.
Esta é uma métrica importante para qualquer empresa que queira crescer, pois é uma boa maneira de medir quanto lhes custará adquirir novos clientes sem parcerias, descontos ou outros métodos que não exijam pagamentos adiantados.
O custo de aquisição de clientes é uma estatística importante que toda empresa precisa conhecer, desde as que vende produtos digitais até aquelas que vendem bateria 90 h.
E não se trata apenas do quanto uma empresa gasta em publicidade para conseguir novos clientes. Também inclui outros custos, como as despesas que acompanham a preparação e a entrega de um produto ou serviço.
O custo de aquisição de um cliente é importante, pois contribui para a rentabilidade da empresa. Se uma empresa gasta $1.000 na aquisição de clientes, mas ganha apenas $500 por cliente, a empresa não seria lucrativa.
Como o CAC ajuda no planejamento de marketing?
Uma das principais métricas em marketing é o custo por aquisição de cliente, que é o custo de aquisição de um novo cliente em relação ao número total de clientes adquiridos.
Esta métrica é importante para os profissionais porque pode ajudá-los a decidir como alocar o orçamento de marketing entre diferentes canais.
Por exemplo, se uma empresa vende um relógio comparador centesimal identificar que o custo por aquisição de cliente foi alto em um canal, mas baixo em outro, é possível alocar mais orçamento para o canal que tem melhor resultado.
Sendo assim, o custo por aquisição de cliente é uma métrica importante para orientar o trabalho dos profissionais de marketing na hora de elaborarem campanhas comerciais.
O custo por aquisição de cliente é a métrica mais importante a ser considerada pelos planejadores de marketing. É o custo total para uma empresa dividido pelo número total de clientes adquiridos.
O custo por aquisição de clientes pode ajudar na tomada de decisões. Existem muitos fatores que podem afetar isto, portanto, deve ser sempre levado em consideração.
É importante estar ciente dos custos associados à aquisição de novos clientes e dos benefícios que estão sendo obtidos com isso. Há muitos canais de marketing que podem ser empregados e é importante saber quais são mais econômicos do que outros.
Em um contexto empresarial, existem diversos benefícios de analisar o CAC, sendo os principais e mais famosos deles:
- Assertividade estratégica;
- Inteligência de mercado;
- Redução de custos;
- Direcionamento financeiro.
O marketing pode ser um investimento muito alto, por isso, uma das melhores maneiras de administrar o orçamento de marketing é com custo por aquisição de cliente (CPA).
Como o CAC é calculado?
O custo de aquisição por cliente é o valor total gasto para adquirir um cliente, expresso como uma relação entre o valor total gasto e o número de clientes adquiridos em uma campanha de empresa de coleta lixo hospitalar, por exemplo.
Este custo pode ser calculado dividindo o custo de aquisição de um cliente pelo número de clientes adquiridos. Quanto mais clientes forem adquiridos, menor será o custo de aquisição por cliente.
Uma das principais maneiras de calcular o custo de aquisição de clientes é dividindo o montante total gasto em marketing e publicidade pelo número de vendas, sendo assim uma parte importante da estratégia de marketing de uma empresa.
Considerações finais
O custo de aquisição de clientes é uma das métricas mais negligenciadas quando se observa o ROI de uma empresa. Mas a realidade é que o custo de aquisição de clientes de uma empresa terá um efeito enorme no resultado final.
Em geral, quanto maior for o custo de aquisição de clientes, menor será o ROI da empresa. Isto porque a empresa tem que gastar mais dinheiro em marketing e publicidade para atrair clientes.
O que significa que levará mais tempo para a empresa recuperar o dinheiro gasto ao promover um serviço de entrega documentos motoboy, por exemplo.
Basicamente, qualquer coisa que custe dinheiro pode ser considerada uma despesa. E, no mundo dos negócios, as despesas nunca são boas. As despesas são custos que precisam ser cobertos para que a empresa se mantenha em relevância.
As despesas são um dreno potencial para os lucros da empresa. O custo de aquisição de clientes é uma despesa que se expande com o tempo.
Uma empresa tem que gastar cada vez mais dinheiro para conseguir novos clientes através de novos públicos. Não é apenas o custo de aquisição de um novo cliente, mas também o custo de mantê-los e fazê-los produzir receita para a empresa.
Por isso, o custo de aquisição de clientes é uma métrica importante, porque ele diz quanto um empreendimento terá que gastar em marketing para conseguir ter sucesso em campanhas comerciais para promover novos produtos e serviços.
Portanto, se o custo de aquisição de clientes for muito alto, então é importante que a empresa reconsidere as estratégias de vendas e de marketing para encontrar canais que possam aproveitar melhor o capital investido.
Por último, vale lembrar que o custo de aquisição por clientes (CAC) é menor para os usuários que já conhecem ou já compraram de um empreendimento.
Isto porque, como o usuário já conhece a marca, não é necessário investir em conteúdo que visa apresentar ou introduzir o lead ao mercado. Como o lead já conhece sobre esses conceitos, as ofertas serão convertidas mais facilmente.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.