O Content Marketing ou marketing de conteúdo é um método cada vez mais usado dentro do mercado. Com o objetivo de gerar resultados por meio da relevância de conteúdos para o público-alvo, as formas são personalizadas de acordo com os objetivos do negócio.
Para obter bons resultados ou para reter clientes, ou então, conquistar ainda mais espaço dentro do mercado, o content marketing é uma abordagem que vem sendo usada e aprimorada dentro do mercado ao longo dos anos.
Seja de manutenção notebook ou então de qualquer outro ramo, o content marketing pode se transformar em um recurso que proporciona uma estabilidade e prestígio dentro da segmentação em que se atua.
Para que a atuação e a execução da estratégia possa oferecer os resultados almejados, é fundamental conhecer os tipos de content marketing, bem como os seus objetivos, para que, com as informações levantadas, possa-se decidir se a estratégia é ou não válida.
Com esse conhecimento, também é possível alinhar as relações que possui ao inbound marketing, outra estratégia do nicho bastante usada dentro do mercado.
E, com isso, pode-se aumentar ainda mais as chances da empresa ter sucesso dentro da sua segmentação de atuação.
Os tipos de Content Marketing
Caso uma barbearia para homens decida usar o content marketing como um recurso para ganhar bons benefícios dentro do mercado, é essencial que os formatos sejam conhecidos para uma melhor elaboração sendo eles:
- Postagens em blogs ou sites;
- Redes sociais;
- Podcasts;
- Newsletter;
- E-books.
Conteúdos para serem postados em outras plataformas como blogs ou sites são formatos mais tradicionais quando se trata de content marketing.
Podendo ser o que diferencia a empresa em relação aos demais negócios que atuam dentro do mesmo segmento, com o content, é possível que a presença digital também seja reforçada com esses métodos em aliança a outras técnicas, como o SEO.
Estes operam como uma otimização dos motores de busca. Com conteúdos estrategicamente ligados ao SEO, as chances da página ganhar boas posições aumentam consideravelmente, e, com isso, há mais condições de o empreendimento ter sucesso.
Outro modelo são as redes sociais. Com a introdução da internet dentro do mercado e a popularidade das plataformas nas redes sociais, as chances de que uma empresa de fita adesiva transparente atacado ganhe mais clientes aumentam em bons percentuais.
Isso faz com que a presença e os meios para conquistar novos clientes aumentem com os recursos disponíveis na plataforma.
Além disso, esses meios são auxiliadores dos conteúdos que estão sendo publicados dentro de outros locais, como sites e blogs. Eles podem ter ligações com as redes sociais, seja com links, seja com encaminhamentos mais estratégicos com as configurações.
Usando recursos auditivos, os podcasts são formatos de marketing de conteúdo que também podem ser uma opção aos negócios.
Ela é uma alternativa mais vantajosa financeiramente que o rádio, sendo simples de ser elaborado, não havendo necessidade de equipamentos grandiosos, as chances de uma empresa de eletrocardiograma em animais conquistar clientes específicos aumentam.
Por isso, o formato de podcast deve ser usado somente se se possuir um bom planejamento.
Já as newsletters são conteúdos enviados diretamente para o e-mail. Com uma inscrição feita previamente por parte dos consumidores, conteúdos mais exclusivos podem ser enviados dentro de uma periodicidade.
Periodicidade a qual pode variar semanalmente, mensalmente ou quinzenalmente. Isso faz que se ofereça a chance do cliente não apenas estar mais fidelizado, mas também de ser uma forma de estabelecer contatos mais diretos.
Especialmente porque os clientes se sentirão mais próximos da empresa para obterem contato quando tiverem necessidade ou uma maior segurança para passarem o feedback.
Empresas que desejam investir ainda mais podem optar por conteúdos em formas de e-book. Sendo algo mais exclusivo, esse conteúdo contribui para que o empreendimento possa reforçar sua relevância de mercado ao vender filtros industriais para água.
E por ser uma forma mais cara de conteúdo, é necessário que a empresa faça um bom planejamento, considerando a viabilidade do e-book em relação com outros planos que entrarão ou já estão em andamento.
O conhecimento desses formatos fazem com que a empresa saiba como agir e, desse modo, os resultados estejam dentro do esperado.
Os objetivos do Content Marketing
Quando a estratégia é colocada em ação dentro de um empreendimento, os objetivos, em sua base, são fundamentais para que os resultados estejam alinhados com os esperados em relação a um compressor de ar direto industrial, por exemplo.
Um dos principais é o compartilhamento de conhecimento. Por meio dos conteúdos que são gerados, as chances de que os clientes sejam mais educados crescem em bons percentuais.
Isso faz com que o negócio demonstre que conhece sobre o que oferta e também que está disposto a ajudar em casos de dúvidas ou de necessidade.
Isso gera uma maior notoriedade dentro do mercado não apenas pelos clientes, mas também pela concorrência, que, ao observar a presença de outras dentro do mercado, acaba resultando em uma movimentação ainda maior para superá-la.
A notoriedade é um fator importante dentro do mercado por proporcionar novas oportunidades. Tanto que não apenas clientes podem ser conquistados como investidores e novas parcerias serem realizadas.
A fidelização e a criação da afinidade também são outros pontos fundamentais que estão relacionados com objetivos em torno do content marketing.
Devido aos conteúdos que são postados em redes sociais, blogs, sites ou as newsletters, uma conexão é estabelecida com o cliente que pode resultar em um bom relacionamento a longo prazo.
Com os objetivos sendo conhecidos, as chances da empresa saber como usar o content marketing alinhado com seus ideais aumentam de forma considerável e, dessa forma, agregando valor à sua atuação dentro do mercado.
A relação de Content Marketing com Inbound Marketing
Em determinados casos, a relação com content marketing e com o inbound marketing podem ser confundidas durante algum processo de sua execução e, por isso, devem ser explicadas.
O content marketing em si é uma estratégia envolvendo produções de conteúdos cujo objetivo é que sejam gerados resultados com materiais relevantes, os quais irão agregar valor à marca em relação com o público.
Enquanto o inbound marketing, por outro lado, possui o interesse de atração de pessoas para que essas vão atrás da marca.
Em alguns casos, ambos os formatos podem atuar em colaboração para fazer com que uma empresa de limpeza profissional de pisos conquiste o espaço desejado dentro do mercado, contudo as distinções são importantes para o conhecimento.
Caso um empreendimento deseje usar tanto o content quanto o inbound marketing em uma estratégia, é essencial que se tenha conhecimento de como equilibrar ambos os lados para que, desse modo, o negócio conquiste os objetivos desejados.
Por que considerar como estratégia?
Destacar-se dentro do mercado é uma ação que oferece diversos privilégios. O content marketing permite que um empreendimento possa conquistar ainda mais seu espaço e se sobressair em relação à concorrência, com materiais relevantes.
Isso pode não apenas aproximar mais os consumidores, mas também educá-los, um aspecto positivo que agrega valores para a marca de controlador de acesso externo, por exemplo.
A elaboração dos conteúdos contribui para quando o cliente possui alguma dúvida ou desejo e busca por empreendimentos que podem atendê-los, fazendo com que sejam um demonstrativo até mesmo da mensagem que a empresa deseja propagar no mercado.
A escolha e a consideração do content marketing como uma estratégia válida pode oferecer para a empresa grandes resultados ao ser bem elaborado, fazendo com que se tenha uma solidificação ainda maior dentro do mercado.
Isso é algo positivo diante da competição constante dentro dos nichos pela posição de relevância que acaba atraindo mais clientes.
Considerações finais
O content marketing ou marketing de conteúdo é uma estratégia que empresas adotam quando desejam se estabelecer de modo relevante no mercado.
Podendo ser desde postagens em sites, blogs, redes sociais como a confecção de e-books ou de newsletters, o content marketing ao ser bem elaborado faz com que o conhecimento desses materiais seja compartilhado com clientes do segmento.
Isto é, a notoriedade desejada faz com que uma fidelização ainda mais longa seja realizada e, dessa forma, o negócio possa obter ainda mais chances de crescimento dentro do nicho.
Embora possa ser confundido, durante sua elaboração, com o inbound marketing, ambas as estratégias podem operar como aliadas do negócio ao serem compreendidas separadamente e unidas pelos pontos em comum.
Buscar e conhecer técnicas que ajudem a se destacar dentro do mercado é fundamental e, por isso, quanto maior for a compreensão do content marketing em relação ao almejado em operações de marketing, maiores serão os resultados.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.