A cultura de experimentação é um processo que envolve a implementação de novas ideias dentro da empresa, sem restringir essas soluções apenas para certos departamentos.
O ideal é que ela seja adotada em toda a organização, assim como os gerentes precisam mudar a mentalidade e buscar constantemente opiniões e ideias de outras pessoas.
Em outras palavras, os gestores não podem acreditar que são os únicos que sabem de tudo quando o assunto é administração. Isso porque a cultura de experimentação é focada na inovação, e para inovar é necessário testar novas ideias.
Para acompanhar o mercado atual, os gerentes precisam trabalhar com inovação constante que vai atrair a atenção dos clientes e aumentar os lucros. Também precisam entender que o mundo corporativo está mudando rapidamente.
Nesse cenário, organizações que não implementam novas ideias de publicidade, inovações tecnológicas e estratégias diferentes para atendimento ao cliente acabam ficando para trás.
Uma das melhores formas de lidar com essa questão é por meio da cultura de experimentação, mas é fundamental saber um pouco mais sobre ela antes de implementá-la.
Este artigo vai mostrar como incentivar os colaboradores a procurarem novas ideias, quais são as estratégias que podem ser adotadas, quais são os benefícios desse processo e qual é a importância que ele apresenta.
Colaboradores: como incentivá-los?
As empresas precisam incentivar os colaboradores a buscarem constantemente novas ideias, mas para isso, salários e bonificações em dinheiro já não são mais o suficiente. Algumas das melhores opções são:
- Oferecer presentes;
- Benefícios intangíveis;
- Reconhecimento público;
- Eventos.
Um bônus em dinheiro pode ser destinado a necessidades básicas do dia a dia, porém, um presente especial como um eletrônico ou até uma viagem, é algo que marca muito mais o colaborador.
Se uma empresa de cuidador oferecer presentes para seus funcionários, eles vão comentar com outras pessoas e demonstrar gratidão. Mas para oferecer os presentes certos, é necessário conhecer os colaboradores.
Os benefícios intangíveis são aqueles que trazem benefícios para o cotidiano do funcionário, como o horário flexível, dia de folga e home office.
Os dias de folga agradam muito os profissionais, porque eles se sentem menos estressados, aumentam sua criatividade e se tornam mais produtivos.
O reconhecimento público pelo desempenho de um membro da equipe é um incentivo incomparável, e as organizações podem até mesmo criar eventos para demonstrar seu reconhecimento pelos bons funcionários.
Por fim, vale a pena organizar alguns eventos para aproximar a equipe, como happy hour, palestras, confraternizações de aniversário, entre outras que tornam o ambiente mais leve e descontraído.
Experimentação contínua e estratégias
Uma empresa especializada em aplicação de resina tubulação de gás pode usar algumas estratégias que facilitam o teste de hipóteses na cultura de experimentação contínua. Entre elas estão:
Cultura da empresa
O primeiro passo é garantir que as ideias de todos os membros sejam ouvidas, pois isso vai ajudar a espalhar a cultura de experimentação. Todos também precisam estar conscientes sobre o ritmo de mudanças e entender a necessidade de levantar ideias.
Hipóteses
Depois é necessário levantar uma hipótese para discutir tudo o que envolve a ideia, trazendo uma resposta sobre o experimento.
Um exemplo de hipótese é o fato de que as pessoas não compram determinado produto porque ele não pode ser encontrado na página principal do site.
Nas métricas, deve-se avaliar o número de acessos do anúncio neste produto no último mês e a quantidade de vendas realizadas.
Para o teste, utiliza-se o modelo A/B, onde o grupo B tem acesso a um produto por meio da página principal do site e o outro grupo permanece com o acesso atual.
Observação
Observação acontece ao longo do período pré-determinado para o teste, sendo importante escolher o profissional que será responsável pela experimentação, de modo que ao longo dos dias possa saber como está o andamento sem perder o controle.
Durante a aplicação do teste, uma loja que vende materiais para quem faz curso de tosador pode fazer mudanças no site para que determinado grupo de visitantes tenha acesso ao produto escolhido.
A observação acontece diariamente para verificar o número de visitas e garantir que o teste não atrapalhe a usabilidade do site.
Mensuração
A mensuração é uma etapa decisiva para o experimento, visto que ao medir os resultados é possível ter informações que ajudam a tomar as decisões de maneira mais assertiva.
Deve-se avaliar as métricas anteriores ao teste e as métricas posteriores, podendo trabalhar com uma ferramenta que ajude nesse processo.
Aprendizado
Nesta etapa, os líderes devem fazer uma nova reunião para apresentar os resultados e saber quais foram as respostas obtidas.
É assim que eles saberão se precisam fazer alguma mudança, e caso os resultados não tenham sido positivos, também é uma forma de compreender o negócio.
Pontos positivos da experimentação
Um fabricante de brindes corporativos criativos pode ter acesso a vários benefícios ao implementar uma cultura de experimentação contínua para crescer e desenvolver o negócio.
Um deles é a inovação constante, visto que ao experimentar novas soluções para os clientes, testar abordagens diferentes e aprimorar o atendimento, são ações que ajudam a elevar o nível e a qualidade dos produtos e serviços.
São inovações que geram impactos diretamente na maneira como o cliente percebe o negócio, e se for realizada continuamente, consegue levar a marca para outro patamar, de modo que se torne uma referência.
Outro benefício é a facilidade na implementação de grandes projetos de melhoria. A administração de um negócio tem como propósito otimizar o uso de recursos produtivos, e com uma cultura de experimentação, consegue alcançar esse objetivo.
O processo é importante mesmo que um novo projeto esteja em experimentação e não atinja o resultado esperado. Isso porque dentro de uma empresa de locação de caçambas para entulho, outros setores podem ser beneficiados.
Por fim, outro grande benefício é a capacidade de acompanhar tendências relacionadas a tecnologias e gestão. A cultura de experimentação ajuda a assimilar novas abordagens, para que tudo seja mais eficiente e competitivo.
Experimentação e a sua relevância
Quando uma empresa realiza experimentos, é sinal de que suas ideias estão florescendo. O fracasso é um aspecto comum dentro da cultura de experimentação, pois se não experimentar e falhar em algum projeto, não é possível alcançar uma boa ideia.
Muitos produtos e serviços de sucesso hoje em dia foram frutos de tentativas fracassadas, mas as organizações conseguiram melhorá-los, e hoje são os responsáveis pela competitividade dessas empresas.
Um dos maiores marketplaces do mundo experimentou bastante no mercado de dispositivos móveis, mas falhou algumas vezes antes de chegar onde está.
Um hospital com ambulância 24 horas pode seguir esses mesmos passos para alcançar seus propósitos. Tudo isso tendo em mente que os líderes empresariais não podem ter medo de falhar, antes de alcançarem o sucesso.
Os erros ensinam e cometemos ao implementar uma nova ideia, mesmo que cause frustração e decepção, também ajuda a encontrar informações para saber o que precisa ser melhorado em determinado produto.
Fazer mudanças rápidas e eficientes, com base em ideias inovadoras, é uma forma de fazer o negócio sobreviver e prosperar em mercados que avançam constantemente, e esta conclusão parte do The Wall Street Journal.
Os avanços no mercado acontecem em uma velocidade espantosa, e ao mesmo tempo em que novos dispositivos tecnológicos e de comunicação surgem diariamente, se não houver uma cultura de experimentação, a empresa pode até fechar.
Um negócio de higienização automotiva interna precisa desafiar a si mesmo e suas formas atuais de pensar para que consiga acompanhar as tendências e sobreviver.
Também existe o fato de que os próprios consumidores estão mais experientes quando compram produtos e serviços, e analisam cuidadosamente as revisões, ao passo que novos avanços tecnológicos mudam a maneira como as empresas trabalham.
Tudo isso está fazendo com que as companhias reestruturem a maneira como conduzem seus processos internos. Além do mais, uma cultura de experimentação faz com que as pessoas possam medir seus resultados e o sucesso das propostas.
Para uma clínica especializada em cirurgia ortopédica para idosos, é uma forma de trabalhar uma cultura inovadora, dentro de uma organização capaz de ajudar os líderes a melhorarem as tomadas de decisão.
Fazer mudanças rápidas e implementar novas ideias é a melhor forma de sobreviver em um mercado que muda constantemente e alcançar o sucesso em meio a tanta competição.
Considerações finais
A cultura de experimentação contínua é muito importante para que a empresa possa investir em inovações constantes, independentemente de seu segmento ou tamanho.
Só assim ela vai conseguir acompanhar todas as transformações do mercado, aproveitar os recursos tecnológicos que surgem e oferecer as soluções certas para consumidores cada vez mais exigentes.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.