A matriz de Eisenhower é uma ferramenta que foi projetada para ajudá-lo a entender o status de cada uma de suas tarefas para que você possa descobrir quais começar e quais ignorar ou adiar.
Se você é um pensador visual, este é um exercício útil para fazer em uma grande folha de papel ou quadro branco com marcadores coloridos.
Para usar a matriz, desenhe os quatro quadrados e rotule-os da seguinte forma:
– Parte superior esquerda: urgente e importante
– Parte superior direita: importante, mas não urgente
– Parte inferior esquerda: urgente, mas não importante
– Parte inferior direita: não urgente e não importante
Em seguida, usando sua lista de tarefas ou apenas descartando as tarefas à medida que elas vierem à sua mente, anote tudo o que você precisa para trabalhar. Ao adicionar cada tarefa, pense bem (seja o mais honesto possível) sobre onde elas se encaixam.
O que parece urgente ou importante para você será diferente para todas as outras pessoas, porque depende de suas prioridades, seus objetivos e o tipo de negócio que você dirige. Portanto , depende de você ser honesto sobre quais tarefas são realmente urgentes e importantes e quais tarefas apenas parecem ser assim.
“Depois de adicionar todas as minhas tarefas, gosto de ler tudo o que escrevi e reavaliar cada tarefa. Às vezes, uma segunda passagem me fará perceber que algumas das minhas tarefas pertencem a quadrados diferentes, então vale a pena verificar cada um.”
Quando finalmente terminar, você poderá ver o que deve ser feito imediatamente (tarefas urgentes), o que o ajudará a fazer seu negócio avançar (tarefas importantes) e o que deve ser delegado, adiado ou cancelado (não urgente, não é importante).