Todos nós somos vítimas de truques da mente. Nossos cérebros evoluíram para ter preconceitos específicos na maneira como pensamos, e esses preconceitos afetam a forma como tomamos decisões. Mas estar ciente desses preconceitos pode nos ajudar a superá-los até certo ponto.


A Lei de Parkinson é um desses preconceitos. Este velho ditado afirma que “o trabalho se expande de forma a preencher o tempo disponível para sua conclusão”.

Na prática, isso significa que se você planeja um dia inteiro para escrever um relatório, levará um dia inteiro para fazê-lo. Mas se você planeja apenas duas horas para escrever o mesmo relatório, levará duas horas.

Temos a tendência de usar todo o tempo que temos disponível para o nosso trabalho.

Você pode usar isso a seu favor ao planejar, para não gastar mais tempo do que o necessário. Se você tiver duas semanas para terminar um relatório que poderia ser feito na metade desse tempo, adie o prazo para se esforçar para trabalhar nele mais rápido. Você terá a segunda semana livre para fazer outro trabalho e será mais produtivo no geral.

Você não quer que seu trabalho sofra, então não o restrinja a períodos que são definitivamente pequenos demais para ele, mas encurtar sua programação um pouco pode colocar pressão suficiente sobre você para começar algo que você colocaria de outra forma desligado por mais tempo. Quanto menos seu trabalho se arrastar, mais rápido você poderá passar para outras coisas e continuar avançando com seus negócios.