1. Sua mente é sua maior distração. Não é a tagarelice das pessoas ao nosso redor que é o distrator mais poderoso, mas sim a tagarelice de nossas próprias mentes. Tente não deixar as preocupações sem solução quando precisar se concentrar em fazer as coisas.

2. Programe tudo. A programação força você a confrontar a realidade de quanto tempo você realmente tem e de quanto tempo as coisas levarão.

3. Faça menos coisas de modo melhor. Muitos de nós estamos “nos afogando nas profundezas” do trabalho intenso. Tente dedicar mais tempo às coisas que realmente importam para sua empresa.

4. Pare de tentar multitarefa. A multitarefa não existe, e tentar fazê-la só vai atrasá-lo e diminuir seu desempenho. Concentre-se totalmente em uma tarefa de cada vez.

5. Priorize suas tarefas. Use uma ferramenta como a matriz de Eisenhower para ajudá-lo a entender o status de cada uma de suas tarefas para que você possa descobrir quais começar e quais ignorar ou adiar.

6. Planeje seu tempo usando a Lei de Parkinson. Se você planeja um dia inteiro para escrever um relatório, levará um dia inteiro para fazê-lo. Mas se você planeja apenas duas horas para escrever o mesmo relatório, levará duas horas. Portanto, aumente os seus prazos de forma razoável para fazer mais em menos tempo.

7. Recupere seu foco. Quando estiver se sentindo perdido ou oprimido, recupere seu foco com uma caminhada na natureza ou algum tempo gasto em um hobby agradável. E se você puder, tente obter mais luz natural em seu espaço de trabalho.