Cal Newport diz que muitos de nós estamos “nos afogando em águas rasas”.

Newport está se referindo a muito trabalho – aquelas pequenas tarefas que precisam ser feitas, mas tendem a consumir tanto seu tempo que você não consegue realizar nenhum trabalho significativo. Newport chama isso de trabalho superficial, em oposição ao tipo de trabalho profundo que pode mover a agulha para seu negócio ou sua carreira.

De acordo com Newport, todos nós tendemos a ficar sobrecarregados com tarefas superficiais porque dizemos sim com muita frequência . Recusar pedidos nos ajudaria a encontrar mais tempo para focar no trabalho profundo que faz uma diferença maior em longo prazo.

“As pessoas dizem sim a muitas coisas”, diz Newport . “Eu digo não para a maioria das coisas. Sou implacável quanto a evitar ou eliminar tarefas se percebo que elas simplesmente não estão fornecendo muito valor ”.

Portanto, seja você um advogado, planejador financeiro, empreiteiro ou qualquer tipo de proprietário de uma pequena empresa, Newport sugere que você diga não a mais coisas que consomem seu tempo sem serem realmente importantes para sua empresa ou clientes. Em todo o tempo que você economiza, pode se concentrar no trabalho profundo.

Você é julgado pelo que faz de melhor, então, se quiser ter o máximo de sucesso possível, é sempre melhor fazer menos coisas, mas fazer melhor.